Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Novas tecnologias facilitam o trabalho de educadores

Cinco recursos pedagógicos para uso em sala de aula, chamados de tecnologias educacionais poderão ser utilizados pelos profissionais das escolas rurais que trabalham com alunos do início do ensino fundamental, em turmas multisseriadas.
O Ministério da Educação pré-qualificou as ferramentas e inseriu-a no Guia de Tecnologias Educacionais. Entre as propostas pré-qualificadas estão: Projeto de Mãos Dadas: Novos Caminhos para Educação do Campo, do Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental, Operação Cosmos: a Ameaça do Gigante Vermelho, da Redalgo Desenvolvimento de Softaware, e outros.
As tecnologias educacionais oferecem suporte as secretarias estaduais e municipais, além das escolas e dos professores. Os recursos foram desenvolvidos por especialistas em educação, universidades, organizações não governamentais, empresas e pelo Ministério da Educação.
O guia formulado oferece 146 ferramentas à rede pública de educação básica. Desse conjunto, 52 foram criadas pelo Ministério da Educação. O caráter pedagógico e a gestão escolar melhoram o aprendizado de estudantes das classes multisseriadas, que reúnem alunos de diferentes séries e níveis em uma mesma sala. O programa Escola Ativa é um desses exemplos.
O suporte para implementação do ensino fundamental de nove anos, desenvolvida pela Gruhbas Projetos Educacionais e Culturais, em São Paulo. Um pacote completo de apoio aos sistemas de ensino desde a formação inicial e continuada da equipe pedagógica da secretaria municipal de educação, que inclui oficinas temáticas, plantão para tirar dúvidas, fóruns, entre outros.
Clicando aqui você fica sabendo os 141 objetos pré-qualificados até 2009 e traz um resumo das propostas.

Compartilhar

Deixe um comentário