Na manhã desta segunda-feira (24), a presidenta Ivete Caetano e a vice-presidenta Cíntia Sales, reuniram-se com o secretário executivo de Ensino Médio e Profissional, Paulo Dutra, na Secretaria de Educação. A pauta extensa refletiu os problemas que o Sindicato tem colhido no cotidiano das escolas em todo o Estado, principalmente neste início de ano letivo.
LOCALIZAÇÃO E PROGRAMA INTEGRAL
Na reunião, a presidenta Ivete Caetano apresentou problemas como a dificuldade de professores e professoras em conseguir sua localização em escolas de referência no Estado, prejudicando financeiramente os professores que não recebem suas gratificações. “A gente cobrou a publicação das portarias de localização”, disse Ivete, que também lembrou da importância de estender as inscrições para os professores que querem aderir ao Programa de Educação Integral. O Sindicato obteve resposta positiva do governo neste sentido. O atual prazo limite é 28 de fevereiro e o governo divulgará novo calendário.
CREF
Ivete denunciou a atuação ostensiva do CREF (Conselho Regional de Educação Física) nas escolas, cobrando uma providência do Governo. O Sintepe divulgou na semana passada uma pesquisa elaborada pelo CBCE (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte) para analisar a atuação dos CREFs nas escolas e possíveis ingerências na atuação docente.
ESPANHOL
As dirigentes sindicais também reclamaram a falta das matérias eletivas de espanhol, prometidas pelas Novas Diretrizes Curriculares de Pernambuco.
ESTRUTURA
Os problemas estruturais nas escolas em todo o Estado também foram tema do debate. O Sintepe reclamou da ausência de fardamento adequado e kit escolar e climatização das salas de aula. A presidenta do Sintepe listou diversas escolas onde estes problemas estão ocorrendo, inclusive, com risco para a comunidade escolar, como ocorreu na Escola Aura Sampaio Parente Muniz, em Salgueiro, onde a houve um princípio de incêndio na escola porque não há uma subestação de eletricidade para aguentar a carga dos ar-condicionados ligados.
MESA DE NEGOCIAÇÃO
O Sintepe terá sua primeira Mesa de Negociação com o Governo do Estado nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, no âmbito da Campanha Salarial Educacional 2025. O Sindicato seguirá vigilante, cobrando respostas e lutando por valorização profissional e por melhores condições de trabalho e de ensino em Pernambuco.
Diante da pauta diversa, com solicitações de problemas de todas as ordem da categoria, o secretário comprometeu-se em encaminhar diversos dos problemas para imediata resolução, assim como dar retorno para cada uma das reivindicações.
A Campanha Salarial do Sintepe neste ano ressalta a defesa da escola pública (Defenda a Escola Pública: seu filho e sua filha estudam nela!) como um dos ambientes sociais mais importantes no Estado de Pernambuco, para onde seguem todos os dias da semana mais de meio milhões de estudantes, crianças, adolescentes e jovens, sendo um ambiente estratégico de conhecimento, cidadania e desenvolvimento humano.
#SintepeNaLuta
#DefendaAEscolaPública
#CampanhaSalarialEducacional2025
#Pernambuco
#Educação