Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Nova direção do Sintepe toma posse prometendo muita luta por valorização profissional e pela educação

Tomou posse a nova direção do Sintepe, em ato político-cultural, realizado nesta quarta-feira (13) no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev-PE, no Recife. A direção que tomou posse foi vencedora das Eleições do Sintepe com 83% dos votos válidos para a gestão do próximo triênio (dezembro de 2023 a dezembro de 2026). 

Tomaram posse a Direção Estadual do Sindicato, os Representantes Setoriais da Região Metropolitana do Recife e os 13 Núcleos Regionais do Sindicato no interior. 

A mesa composta na solenidade teve a presença de mais de 20 lideranças, entre sindicais, estudantis, movimentos sociais, partidos políticos e parlamentares. O membro da Comissão Eleitoral, Osvaldo César, nominou todos os eleitos.

A presidenta do Sintepe reeleita, Ivete Caetano, discursou em nome de toda a diretoria, ressaltando a potência da nova direção, que chega com a responsabilidade da confiança da categoria.

“Nós lutamos por salário, nós lutamos por valorização profissional, mas nós lutamos por uma escola pública de qualidade, para os filhos da classe trabalhadora. Nós lutamos pela educação como um direito humano subjetivo e inalienável, ou seja, cada pessoa tem direito à educação. Mas principalmente nós lutamos por uma nova sociedade. É por isso que o Sintepe e a CNTE não nega os partidos políticos, não nega a política, porque vê a necessidade que nós temos de disputar o poder para transformar a sociedade na perspectiva daquilo que a gente quer”, disse Ivete Caetano.

O presidente da CUT-PE, Paulo Rocha, ressaltou os desafios da luta sindical em 2024, como o alto número de professores/as trabalhando com contratos temporários, ataques ideológicos contra a educação pública e as permanentes investidas dos setores conservadores no Congresso Nacional contra a classe trabalhadora.

Ellen Sophia, dirigente da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), ressaltou que os estudantes secundaristas têm “uma conexão” com o Sintepe. “Nós precisamos de mais sindicatos como o Sintepe que acreditam na juventude, que a juventude sabe fazer política e que deve ser respeitada. O Sintepe e os estudantes estão juntos em diversas pautas nos debates que envolvem a educação”, disse. 

Heleno Araújo, presidente da CNTE, analisou a jornada do Sindicato nos últimos 34 anos e as conquistas fruto da luta do Sintepe e alertou para o desmonte que houve no Governo Bolsonaro e hoje ainda repercute no atual governo, exigindo enfrentamento aos negacionistas que atacam a educação com pautas reacionárias como a descaracterização da profissão do magistério e a redução da cesta de impostos do Fundeb. “Temos um Congresso de maioria conservadora. De 513 deputados e deputadas, apenas 11 são professores que passaram pelo que nós passamos, portanto, precisamos de luta!”, disse o dirigente.

A nova direção do Sintepe, representantes setoriais e núcleos regionais se reúnem nestas quinta e sexta-feira (14 e 15) no Conselho de Representantes do Sindicato, para traçar estratégias e planos para a luta em 2024.

As eleições para a direção do Sintepe ocorreram nos dias 22 e 23 de novembro e a apuração ocorreu ontem, 24. Foram totalizados 7.891 votos, dos quais 6.552 para a Chapa 1. A Chapa 2 recebeu 1.018 votos e a Chapa 3 recebeu 321 votos. Houve também 77 votos em branco e 104 votos nulos para a direção estadual.

Confira abaixo a direção estadual eleita para dirigir o Sintepe de dezembro de 2023 a dezembro de 2026.

DIREÇÃO ESTADUAL

Ivete Caetano

Presidenta

Cíntia Sales

Vice-presidenta

Ivaneide Moura

Paulo Ubiratan 

Secretaria Geral

Andrea Batista

Marinalva Lourenço

Secretaria de Finanças

Márcia Silva 

Jerônimo Galvão 

Secretaria de Formação Política Sindical  

Socorrinho Assunção 

Wal Cavalcante 

Secretaria para assuntos dos/as Aposentados/as

Marília Cibelli 

Katiane Cavalcanti

Secretaria para Assuntos Educacionais

Julliana Tenório 

Professora Li (Maria José Soares)

Secretaria de Filiação e Patrimônio  

André Rigaud 

Edneuza Hermógenes 

Secretaria para Assuntos Funcionários/as Administrativos/as e Analistas Educacionais

Dilson Marques 

Magna Katariny 

Secretaria de Comunicação

Daniel Filho 

Noel Ferreira

Secretaria para Assuntos do Interior

Vera Pessoa 

Joanita Cavalcanti

Secretaria de Políticas Sociais

Alceu Domingues

Ivan Rui

Secretaria para Assuntos Jurídicos e de Legislação 

Camila Silva 

Yara Manolaque 

Secretaria para Assuntos de Gênero

André Oliveira

Edgard Luna 

Genivaldo Cavalcante 

Isaías Angelino

José de Barros 

Suplente

Compartilhar

Deixe um comentário