Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Nota do Sintepe Sobre a rodada de negociação desta segunda-feira (27)

Na segunda rodada de negociação do Sintepe com o Governo do Estado nesta segunda-feira (27), os pontos da pauta de reivindicações 2021 novamente foram a temática principal do encontro virtual. A negociação não foi conclusiva, haverá mais rodadas de negociações, e a direção do Sintepe vai tomar novas deliberações nesta terça-feira (28) para apresentar à categoria.

O Sindicato novamente cobrou a implantação do reajuste de 12,86% do Piso Salarial do Magistério com repercussão em toda a carreira da educação (professores/as, analistas e administrativos/as), mesmo que o índice do reajuste em 2021 tenha sido de 0% e mesmo com a Lei Federal 173/2020, que impediu reajustes no funcionalismo público na pandemia até dezembro de 2021.

O Sindicato apresentou dados de estudos próprios que indicam aumento real da arrecadação do Estado, o que abre possibilidade de ganhos financeiros para a categoria, assim como a PEC do Fundeb permanente que pode possibilitar mais recursos para a educação e a valorização profissional. 

O Sindicato cobrou mais uma vez a resolução da situação salarial dos analistas educacionais, dos assistentes administrativos/as e dos professores/as, que acumulam prejuízos com salários aviltantes e desvalorização.

O Sintepe vai discutir com a categoria as propostas para o PCCV (Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos). Haverá plenárias regionais e por segmentos (professores/as, analistas e administrativos/as) para tratar o tema.

Outro ponto da pauta de reivindicações sinalizado pelo Governo foi o pagamento dos passivos da educação. As ações do IPSEP também foram discutidas, com o Sindicato reivindicando e o governo se comprometendo a apresentar uma proposta de pagamento para os mais de oito mil aposentados da categoria que têm esse direito.

O pagamento da FEA (Folha de Eventuais Atrasados) é um dos pontos de pauta atendidos. O pagamento iniciou-se em agosto e vai continuar em setembro, seguindo nos meses subsequentes. Os principais atrasados são o abono permanência, a licença prêmio e outras verbas, num total de mais de R$ 34 milhões.

O Sindicato também foi informado do pagamento do bônus do BDE em outubro em valores aproximados de 52 milhões, tendo referência uma média igual para todas as escolas. O Bônus não faz parte da pauta de reivindicações do Sintepe porque é uma bonificação que não repercute no piso, nem no PCCV, como política de valorização permanente.

O Sindicato cobrou mudanças no Programa Professor Conectado. O governo informou que haverá credenciamento de novos fornecedores e nova oferta de mais 12 mil computadores, além dos atuais 10 mil ofertados.

As negociações e a luta continua!

A DIREÇÃO DO SINTEPE

Compartilhar

Deixe um comentário