Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

NOTA DO SINTEPE – Rodada de negociação com muita cobrança do Sintepe e pouco retorno do Governo

A primeira rodada de negociações entre o Sintepe e o Governo para tratar de nossa pauta de reivindicações da Campanha Salarial Educacional 2021 foi realizada com a presença da secretária de Administração, Marília Lins e do secretário de Educação, Marcelo Barros.

O Sintepe enfatizou e focou no debate da pauta financeira da categoria, mais precisamente, no reajuste do Piso Salarial de 12,84% para todos os segmentos (professores/as, analistas, e administrativos/as), a urgente reformulação de nosso PCCV e a abertura imediata de concurso público para preenchimento de vagas em todo o Estado.

Analistas – nas pautas específicas, o Sindicato cobrou mais uma vez o Governo resolução sobre a situação dos salários aviltantes dos/as analistas educacionais, propondo, inclusive, uma solução emergencial para esses trabalhadores e trabalhadoras que ganham pouco mais que salário mínimo. O Sindicato ressaltou a desvalorização salarial e o comprometimento à dignidade profissional dos analistas, que exigem medidas urgentes por parte do governo.

Administrativos/as – O Sindicato denunciou o congelamento dos salários dos/as administrativos/as há mais de dois anos e a necessidade urgente de valorização da titulação no plano de carreira, além da possibilidade de jornada de oito horas com acréscimo de salários para quem fizer opção. 

O Sintepe também defendeu o retorno da democracia nas escolas, com as eleições para diretores e diretoras, além de mais investimentos no SASSEPE. A liberação de profissionais da rede para mestrado e doutorado também foi outro ponto destacado na pauta. 

O Sintepe pleiteia que nas próximas rodadas o governo seja mais assertivo, direto e apresente uma resposta concreta para os problemas apresentados, tendo em vista que o Sindicato analisou a recuperação da economia no Estado, com Pernambuco obtendo crescimento de receita, podendo atender às nossas reivindicações financeiras.

Foi marcado, neste mês de setembro, para o dia 17, uma reunião técnica para análise preliminar do impacto financeiro dos pontos da pauta de reivindicações e uma reunião específica no dia 20 de setembro com a Secretaria de Educação para tratar de temas educacionais como o modelo híbrido de ensino, o programa Professor Conectado e outros assuntos que afligem a categoria neste momento da pandemia. 

Já no dia 27 haverá outra rodada, desta vez com a Secretaria de Administração e de Educação. O Sintepe vai continuar sua pressão, nas ruas, nas redes sociais e em todos os canais possíveis, conscientizando a população da importância de todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação para a garantia do direito à educação de nosso Estado. 

O Sindicato conclama professores/as, analistas e administrativos/as a se manterem mobilizados na pressão para que o governo atenda à pauta de reivindicações da categoria. 

A Direção

Compartilhar

Deixe um comentário