Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Nota de Solidariedade aos/as professores/as de Educação Física e estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (Cap-UFPE)

A comunidade escolar do Colégio de Aplicação da UFPE foi surpreendida, na manhã do dia 18 de maio de 2023, com uma ação violenta de representantes do Conselho Regional de Educação Física (CREF) que invadiram a sala de aula do professor Marcelo Barreto no Colégio de Aplicação da UFPE, usando policiais civis armados para intimidar o professor de exercer seu direito de lecionar como faz há 37 anos, desde que entrou na UFPE, através de concurso público.

O Sistema CREF/ CONFEF tenta usurpar o papel do Ministério da Educação (MEC) de regular e fiscalizar o ensino dos professores licenciados. Essa ação violenta colocou em risco os estudantes da escola, se inserindo no contexto de violência praticado em escolas brasileiras e que todos repudiamos.

Um professor de Educação Física foi retirado de forma truculenta por fiscais do Conselho Regional de Educação Física e com policiais civis armados, do espaço docente, sendo impedido de ministrar suas aulas, na presença dos estudantes adolescentes e jovens.

O Sindicato de Trabalhadores em Educação de Pernambuco apoia o professor de Educação Física que foi vítima da violência institucional e estende o apoio a todos/as professores/as de Educação Física licenciados que foram impedidos de exercerem o ato educativo em especial da rede pública de ensino.

Nos solidarizamos com os professores de Educação Física do CAP (Colégio de Aplicação) e exigimos providências para acabar com esse disparate praticado contra professores formados.

O Sintepe repudia as arbitrariedades e o desrespeito ao ambiente escolar. Reiteramos a defesa da Autonomia e Liberdade de Cátedra das Instituições de Ensino, somando se ao coletivo de entidades que lutam pela revogação da Lei 14.286 de 27 de junho de 2022, porque a referida lei, causa instabilidade jurídica ao contrapor-se a leis maiores como a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei 9394/1996) e a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

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