Nota de Solidariedade aos/às agricultores/as do Sistema Itaparica

O Sintepe manifesta sua solidariedade às mais de 2 mil famílias do perímetro irrigado de Itaparica, que abrange áreas entre os estados de Pernambuco e Bahia. Há quatro dias, agricultoras e agricultores do Projeto de Itaparica firmaram acampamento em protesto contra o desabastecimento de energia elétrica e água na região, uma situação insustentável que exige atenção imediata.

Reconhecemos que, até o momento, apenas uma das pautas reivindicadas foi atendida – a criação de uma mesa permanente de negociação, com data prevista para 27 de agosto. No entanto, compreendemos que esse intervalo é considerado longo demais pelos acampados, que sofrem com a falta de recursos essenciais para o cultivo e a subsistência.

Como sindicato que sempre defendeu as causas sociais, o Sintepe cobra das autoridades responsáveis a melhoria urgente dos serviços e uma resposta rápida às demandas dos agricultores do Sistema Itaparica. A luta desses trabalhadores é justa e merece nosso apoio e respeito.