Municipalização é tema de audiência pública
Na última terça-feira, 29/10, foi realizada audiência pública, convocada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Pernambuco para discutir a municipalização do ensino. O assunto, que interessa fortemente aos trabalhadores em educação, aos estudantes e aos seus familiares, motivou a presença de um público bastante significativo que lotou o auditório do 6º andar do Anexo I da Alepe.
A audiência contou com representação oficial de 20 municípios, contemplando todas as regiões do Estado. Dos 13 Núcleos Regionais do SINTEPE, 10 estiveram presentes. A CNTE, a CUT, a CTB, a Conlutas, o SIMPERE, o Fórum Estadual de Educação e a Associação de Mães e Pais de Alunos, marcaram presença e convergiram nas intervenções e nos argumentos.
Para debater a municipalização, a Comissão de Educação da Alepe convidou o Secretário de Educação do Estado, Ricardo Dantas, a UNDIME, O Ministério Público e o SINTEPE. Durante a audiência, o Secretário ouviu do SINTEPE um relato dos graves problemas decorrentes do processo de municipalização em Pernambuco. A situação exposta pelo SINTEPE foi respaldada pelo público presente.
O Secretário de Educação afirmou que será enviado à Assembleia um Projeto de Lei relativo à municipalização. O SINTEPE convoca a categoria para que continuemos atentos a qualquer movimento do Governo. Tudo deve ser informado ao Sindicato e os atos localizados de resistência à municipalização devem continuar. O SINTEPE agradece publicamente o apoio do SIMPERE a essa luta que é de todos nós em defesa da educação pública de qualidade.
Continuemos firmes e unidos na luta. A educação de qualidade passa necessariamente pela valorização dos trabalhadores em educação e pelo respeito às comunidades escolares. O SINTEPE também acompanhou, na última semana, a Audiência Pública envolvendo os Técnicos Educacionais e o Dia de Mobilização dos Funcionários Administrativos das escolas.
O Núcleo Municipal do SINTEPE em Dormentes comandou, na sexta-feira, 1º de novembro, mais um dia de paralisação dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal. A luta é por melhores condições de trabalho e por valorização profissional, consequentemente por uma escola pública de qualidade.
Agenda:
05/11 – Concentração para panfletafem de repúdio ao articulista da ‘‘Veja’’, Claudio de Moura Castro, 15h30, em frente ao Sintepe.
05/11- Reunião sobre PCC , 16h, na Secretaria de Administração;
07/11 – Assembleia Sassepe, 9h, no auditório do Sindifisco.