Municipalização: a polêmica continua
Coluna publicada nos jornais nos dias 22 e 23 de dezembro de 2013.
A Câmara de Vereadores de Salgueiro realizou na quinta-feira, dia 19, audiência pública para discutir a municipalização do ensino. O motivo foi o clima de terror que tomou conta das escolas que constam em uma lista para serem municipalizadas. Sem informação oficial e com um exemplo concreto e recente de uma escola local que foi “dormir estadual e acordou municipal”, professores, funcionários, estudantes e familiares estão extremamente preocupados com a onda de boatos que corre na cidade. Partindo do princípio de que “onde há fumaça há fogo”, a preocupação nas escolas tem fundamento.
Foi no mínimo deselegante e desrespeitosa a postura do Governo do Estado e da Prefeitura, que não compareceram à audiência púbica para discutir um assunto de tamanha relevância e que mexe diretamente com a vida de muitos salgueirenses. A falta de atenção não foi só para com as comunidades escolares envolvidas diretamente no assunto, mas também faltou respeito para com o Poder Legislativo local, que se empenhou em discutir esse grave problema.
Não tem cabimento a essa altura do ano letivo jogar as escolas estaduais para o município, sem nenhum planejamento e sem nenhuma informação, e ainda impor a professores e estudantes a busca desesperada por uma nova escola, algo difícil de encontrar.
O SINTEPE é radicalmente contra a imposição que o Governo vem fazendo no tocante à municipalização do ensino, ou seja, a forma como o Estado quer transferir escolas para os Municípios. O SINTEPE propõe um amplo debate sobre o assunto, envolvendo trabalhadores em educação, estudantes e a sociedade de uma maneira geral.
O SINTEPE propõe que as escolas não aceitem a municipalização para 2014, realizem as matrículas e continuem oferecendo às comunidades, nas quais estão inseridas, os serviços educacionais que sempre ofereceram. O debate democrático, franco e aberto sobre a municipalização pode e deve continuar, mas de forma responsável e consequente.
Sintepe deseja aos educadores/as um excelente Natal e que a categoria continue na luta, porque:
Acreditar é preciso!
Fazer acontecer também é preciso! Votos de um Feliz Natal
E de um Ano Novo com muito mais Educação. Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco. SINTEPE!