Mulheres foram às ruas no 8 de março

O 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, foi celebrado com luta nas ruas do Recife e de várias outras cidades de Pernambuco. Na capital, a direção do Sintepe se juntou com a base e com movimentos de mulheres para protestar contra toda forma de opressão, racismo e machismo, que ainda tornam os ambientes domésticos e de trabalho um desafio para as mulheres e para suas vidas.

Na oportunidade, as trabalhadoras em educação divulgaram as palavras de ordem da Campanha Salarial Educacional de 2023, associando a luta pela educação às pautas feministas. Em uma categoria majoritariamente feminina, reivindicar direitos para as educadoras é lutar por um mundo melhor para as mulheres!

“O 8 de março é uma data histórica para o movimento de mulheres, o movimento feminista. O Sintepe sempre está nessa construção, porque já que nossa base majoritariamente é composta de mulheres, a gente não pode deixar de vir para as ruas, a gente, além de estar nas ruas, lutando contra o fascismo, contra a racismo, contra o patriarcado, a gente também está vindo neste dia iniciar nosso processo de Campanha Salarial”, afirmou Yara Manolaque, diretora da Secretaria de Gênero.

A também diretora da Secretaria de Gênero, Yanna Gonçalves, ressaltou o fato da maioria da categoria ser de mulheres. “Nós trabalhamos em uma área majoritariamente feminina, então não tem como separar valorização profissional, piso, não tem como separar isso da pauta da mulher trabalhadora, das pautas feministas. Então, lutamos por valorização profissional, por piso, por melhores condições de trabalho, além das lutas contra o machismo, contra a misoginia, que é uma luta diária”, disse Yanna.