Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Moção de apoio as/aos educadores de Pernambuco

Esta CONAE representa um espaço de construção coletiva de muitos brasileiros e brasileiras em busca da afirmação dos direitos à educação para todos e todas. Foi organizada de forma democrática e participativa, contemplando vários segmentos da sociedade e todos os representantes da comunidade escolar – pais, mães, estudantes e trabalhadores/as em educação.
A valorização dos profissionais da educação, materializada em políticas de formação, piso salarial e carreira, é um dos temas desta conferência que mais mobiliza e desafia seus participantes.
Por isso, nós delegados e delegadas desta CONAE, queremos externar nossa solidariedade ao inconformismo dos educadores e educadoras de Pernambuco pela aprovação do projeto de lei, em seu estado, que desfigura o plano de cargos e carreiras, como instrumento de valorização profissional, às vésperas da Conferencia Nacional.
O achatamento produzido no plano, vigente deste 1998, foi tão grande, que, de janeiro a maio, professores com nível médio e licenciatura plena terão salários iguais e, a partir de junho, a diferença em relação aos licenciados será de apenas R$ 10,00 (dez reais). Destaque-se que em Pernambuco, desde 1989, há grande estímulo à formação, que elevou para quase 100% os professores licenciados na rede estadual. O plano de carreiras hoje, com as alterações feitas pelo Poder Executivo, de forma unilateral, não valoriza a formação, em que pese a luta do sindicato e dos trabalhadores em educação de Pernambuco, a quem apresentamos toda a nossa solidariedade.

QUEM PISA NO PISO MALTRATA A EDUCAÇÃO!

Compartilhar

Deixe um comentário