Mobilizados para defender a educação
Coluna publicada nos jornais nos dias 5 e 6 de fevereiro
As direções do SINTEPE e da CNTE desenvolveram ações nesta última semana na perspectiva de fazer valer as conquistas da categoria consolidadas na lei federal nº 11.738/2008.
A distribuição do boletim do SINTEPE na abertura do ano de trabalho dos professores regentes, indicando as medidas que tomamos para evitar tratamentos diferenciados e prejuízos financeiros com as edições das instruções normativas e portarias, a exemplo dos readaptados, que permanecem na escola que estão lotados e discutiremos com o governo um programa específico para os professores nessas condições.
O esclarecimento sobre o percentual de reajuste do Piso Salarial do Magistério. As convocações para protestar, até no carnaval, e de participarmos efetivamente da greve de três dias no mês de março mostra que teremos um ano de muitas mobilizações e a nova direção eleita do sindicato está cheia de energia e disposição para coordenar esse processo.
A direção da CNTE, em audiência com a Ministra Ideli Salvatti, cobrou do governo federal um maior empenho para que o Plano Nacional de Educação seja votado com brevidade no Congresso Nacional, bem como, trabalhar para evitar que o Projeto de Lei que altera o índice para reajustar o Piso Nacional dos Professores seja aprovado. Um dos caminhos indicado pela Confederação para evitar que isso ocorra é o Ministério da Educação instalar a mesa nacional de negociação, envol-vendo a CNTE, o CONSED, a UNDIME e o MEC.
Devido a essa intensa agenda de atividades e temas importantes para os trabalhadores em educação, é preciso promover discussões nos locais de trabalho e repassar aos demais segmentos da comunidade escolar. Estudantes, mães/pais e grupos organizados da comunidade onde a escola está inserida são os nossos parceiros nesta luta. Vamos juntos continuar a mobilização em defesa e promoção da educação pública com qualidade social.
Carnaval
Haja pressão no caldeirão da Educação, é o tema do bloco Sintepe na Folia que sairá às ruas no dia 17. Este ano, a festa reivindica entre outros pontos o cumprimento da Lei do Piso. A concentração será na sede do sindicato. Participem!