Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Mobilização Nacional da Educação 16 de março: confira os locais dos atos programados

Mobilização Nacional da Educação 16 de março: confira os locais dos atos programados

Por CNTE

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) convocou para o próximo dia 16 de março a Mobilização Nacional da Educação em defesa da valorização da categoria e do cumprimento do piso do magistério em todas as redes escolares. As ações nas ruas e nas redes serão realizadas pelos sindicatos filiados à Confedaração Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

As principais reivindicações são as seguintes:

– Cumprimento do piso do magistério 2022 (R$ 3.845,63 e 1/3 de jornada extraclasse) em todas as redes escolares.
– Regulamentação do piso salarial dos profissionais da educação (art. 206, VIII da Constituição Federal).
– Valorização dos planos de carreira, contratações por concurso público e contra a Terceirização na educação.
– Revogação do “Novo Ensino Médio” excludente e de formação minimalista dos estudantes.
– Contra a Militarização escolar, o homeschooling (educação domiciliar) e a Lei da mordaça (Escola sem Partido).

Veja a seguir os locais e horários dos atos já programados pelos sindicatos (atualização até 10h00 do dia 14/03)

ALAGOAS
Em Maceió, o Sinteal realiza, junto com Adufal e Sintufal, uma mesa de debates com o tema “Reforma do Ensino Médio e Educação Superior: Impactos e Conflitos”. Voltada para estudantes e trabalhadoras/es da educação da rede básica, a atividade acontece a partir das 14h30, na Escola Estadual Professor Afrânio Lages, no Cepa.

AMAPÁ
O Sinsepeap vai promover ato em Macapá na Praça da Bandeira a partir das 8h

BAHIA

A APLB vai promover a “Paralisação da Educação” em Salvador às 9h na Praça Piedade. No interior, cada cidade terá programação própria.

GOIÁS
O Sintego vai promover o ato no Paço Municipal de Goiânia a partir das 9h.

MATO GROSSO

O Sintep-MT vai promover ato público em Cuiabá, com concentração dos manifestantes a partir das 16h na Praça Alencastro, região Central. Outras categorias que incluem os servidores públicos estaduais também vão somar forças nas reivindicações.

MATO GROSSO DO SUL
O SIMTED de Antônio João realizará dia 16 de março, com concentração às 8 horas, em frente a Prefeitura Municipal, a paralisação em Defesa dos(as) Profissionais em Educação do município. Às 11 horas será realizado um marmitaço, onde SIMTED disponibilizará a alimentação e às 14 horas, o encerramento.

MINAS GERAIS
Em Belo Horizonte, o Sind-ute/MG promove a assembleia de greve da rede estadual a parrtir das 14h no Pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

PARAÍBA
O Sintep-PB convocou os trabalhadores e trabalhadoras da Educação para um ato presencial no Dia Nacional de Luta, nesta quarta-feira, 16 de março, em prol das leis e direitos dos profissionais em educação, em João Pessoa, na praça dos Três Poderes, em frente a Assembleia Legislativa do Estado, a partir das 15 horas. No interior, as Regionais do sindicato também irão promover manifestações locais, onde já foram amplamente distribuídos cartazes e materiais de divulgação.

PARANÁ
A APP e o Fórum de Entidades Sindicais (FES) realizam ato unificado dos(as) servidores(as) exigindo o pagamento da dívida da Data-Base. O governo Ratinho Jr (PSD) deve cerca de 34% ao funcionalismo, equivalente às perdas inflacionárias acumuladas desde 2017. Em Curitiba, o ato será às 9h, em frente ao Palácio Iguaçu. No interior, os Núcleos Sindicais da APP e escolas devem promover manifestações locais.

PIAUÍ
O Sinte-PI vai promover o ato da educação na Praça do Liceu às 8h e na ocasião vai lançar a Revista Mátria e a cartilha contra o assédio moral

RIO GRANDE DO NORTE
O Sinte/RN vai promover o Ato de Mobilização Nacional da Educação em Natal em frente à Prefeitura da capital, após a Assembleia unificada marcada para às 14h na Escola Estadual Winston Churchill.

RIO GRANDE DO SUL
O Cpers vai promover em Porto Alegre e em seus núcleos regionais o “Dia dos contracheques nas praças e coordenadorias”. O objetivo é denunciar as mentiras de Eduardo Leite (PSDB) e o seu falso reajuste de 32%, convocando a categoria para expor contracheques, escancarar a verdade e o dinheiro que o governador roubou dos educadores(as).

RONDÔNIA
O Sintero vai promover as seguintes atividades para o dia 16 de março:
– Mobilização estadual no Dia da Mobilização Nacional da Educação;
– Mobilização de caravanas à Porto Velho, com participação de filiados/as de todas as 11
– Regionais, caso a negociação ao longo desse período não avance;
– Assembleias simultâneas em todas as Regionais do Estado com primeira chamada às 15h30;
– Mobilização massiva em todas as redes sociais – saiba mais

SÃO PAULO
A Apeoesp promove a mobilização pela educação em São Paulo no MASP, Avenida Paulista, às 17h – o ato será unificado com demais segmentos do funcionalismo. A luta é pela valorização salarial e profissional e condições de trabalho, reajuste de 33,24%, contra o desmonte da carreira, pelo fim do confisco salarial de aposentados e pensionistas e demais reivindicações.

SERGIPE
O Sindipema convocou a grande marcha pela educação e pelo cumprimento da Lei do Piso em Aracaju. A concentração será na sede do sindicato a partir das 8h, e a caminhada terá como destino o Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju. Trabalhadores vão dialogar com a população aracajuana sobre o desrespeito da gestão de Edvaldo Nogueira à categoria do Magistério e aos estudantes da Escola Pública Municipal de Aracaju – saiba mais.

Compartilhar

Deixe um comentário