Lei do Piso é tema de seminário em Palmares, na Mata Sul
Ação faz parte do cronograma de atividades de formação do núcleo regional.
Na última quinta-feira (26), o Teatro Cinema Apolo, em Palmares, recebeu o I Seminário sobre a Lei Nacional dos Profissionais do Magistério Público da Educação Básica na região. O evento contou com a participação de palestrantes como o diretor sindical Jair D’emery da Secretaria Educacional do Sintepe. Outro convidado foi o professor Mariano Macedo, que falou sobre a conjuntura nacional quando a lei 11.738 de 16 de julho de 2008 foi sancionada pelo então presidente, Luís Inácio Lula da Silva.
Sobre a Mata Sul, o Coordenador de Relações Municipais, Edvaldo Lima, apresentou um gráfico comparativo entre todos os municípios da região, constatando que, a lei do piso, como ficou conhecida, ainda não é cumprida em sua totalidade pelos municípios da região e que apenas o município de Cortês merece destaque com relação ao cumprimento da lei.
Por outro lado, o diretor sindical Jair D’emery contextualizou a aplicabilidade dessa mesma lei em nosso estado e o posicionamento do Sintepe em relação às questões fundamentais do conteúdo da lei. “O objetivo geral do evento foi socializar as ações do Núcleo Regional da Mata Sul sobre a lei do piso para a categoria. Ao mesmo tempo, tentamos promover o debate sobre questões fundamentais da luta salarial dos trabalhadores em educação na Mata Sul e em Pernambuco”, concluiu o Coordenador Geral da Mata Sul, Arantes Gomes.