Idepe: Pernambuco tem muito o que melhorar
Publicado nos jornais nos dias 12 e 13 de junho
As matérias publicadas nos jornais com dados da Secretaria de Educação, relativas ao Idepe de 2010, carregam sutilezas importantes que um desavisado poderá não perceber. Compara o resultado de determinada escola em Pernambuco com o Ideb (instrumento de avaliação nacional) de alguns estados.
Dessa forma, a Secretaria de Educação faz comparações entre escolas que têm remuneração e condições d etrabalho diferenciadas. Por exemplo, está embutida a comparação entre uma escola de referência no centro do Recife e uma escola do campo em algum município de baixo Índice de Desenvolvimento Humano.
Por outro lado, o resultado do Idepe demonstrou que as críticas dos trabalhadores em educação quanto à política salarial, de gestão e pedagógica estão corretas. Um número considerável de escolas não atingiu as metas estabelecidas, fato não divulgado pela Secretaria.
Para superar consistentemente a situação é necessário maior investimento. A educação pública de Pernambuco não será transformada com parcos salários, péssimas condições de trabalho, sem gestão democrática e com pressão no lugar do diálogo.
FÓRUM DOS SERVIDORES ESTADUAIS
Na sexta-feira, 10 de junho, houve reunião da Mesa Geral de Negociação. O governo manteve a seguinte proposta para o conjunto das categorias:
a) Auxiliares e assistentes administrativos: R$ 545 no início da carreira, repercutindo no Plano de Cargos;
b) Para demais cargos, reajuste de 5% a partir de setembro;
O governo nega reajuste no vale-refeição e pagar o vale-transporte em pecúnia, inclusive para servidores lotados em municípios do inteior sem transporte público regulamentado.
Diante da intransigência d governo e suas propostas equivocadas, que não atendem às necessidades dos servidores, o Fórum realiazará ato público pelo reajuste na tarde do dia 21 de junho, no Recife.