I Encontro Regional sobre a homofobia em Palmares
A ação faz parte das atividades de formação propostas pelo núcleo regional da Mata Sul.
A Secretaria de Políticas Sociais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepe) realizou na última quarta-feira (23), no auditório da III GERES, em Palmares, Zona da Mata Sul, o I Encontro Regional “Escola sem Homofobia”. O evento contou com a parceria da Gerência Regional de Educação (GRE) da Mata Sul e da Prefeitura Municipal dos Palmares, através da Secretaria Municipal de Educação do município. O objetivo do evento foi promover o debate sobre as questões homofóbicas em ambiente escolar aos professores, educadores de apoio, técnicos educacionais e gestores das escolas municipais e estaduais de palmares.
A abertura das atividades ocorreu na parte da manhã, com a composição da mesa formada pelo Secretário Municipal de Educação prof. Flávio Miranda, a psicóloga Ana Elisa do Núcleo de Atenção ao Servidor, pelo Diretor Sindical da Secretaria de Políticas Sociais do Sintepe, José Ivo, e o Coordenador do Núcleo Regional da Mata Sul prof. Arantes Gomes.
O diretor do Sintepe, José Ivo, falou sobre a “Diversidade Sexual e Homofobia na Escola” de maneira descontraída. Abordou a questão histórica, contextualizando o assunto com os dias atuais, esclarecendo na legislação os pontos de maior preconceito. No debate, foram sanadas várias dúvidas sobre heterossexualidade, homossexualidade, sobre lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros, entre outros.
À tarde, as atividades foram desenvolvidas através de oficinas temáticas, num total de quatro:
“Gênero e Identidade de Gênero”, com o facilitador Marconi Bispo, “Qualquer maneira de amor vale a pena”, com a facilitadora Lívia Renata, “Diversidade e Violência”, com o facilitador Carlos Negromonte e “Diversidade e Homofobia”, com José Ivo.
Depois disso houve a socialização dos trabalhos. “O evento marcou o primeiro passo para se trabalhar a Homofobia nas escolas da Região, tendo em vista que os educadores/as serão os multiplicadores/as do tema na Mata Sul. Além disso, é muito importante promover encontros cujo tema é muito delicado e merece toda a atenção, principalmente por quem vai ministrá-lo”, destacou o Coord. Geral Arantes Gomes.