O 21 de abril é um marco na história do Brasil, pois lembra a execução do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. O movimento, ocorrido entre os anos de 1788 e 1789 em Minas Gerais, foi de ampla natureza política e social e se destaca por suas ideias separatistas e libertárias, tornando-se uma das primeiras manifestações desse tipo em solo brasileiro.
Seu contexto histórico era de insatisfação com o domínio português e as restrições impostas à autonomia da região, que naquela época era um importante polo econômico do país, responsável pela produção de ouro e pedras preciosas.
Aqui em Pernambuco temos muito do que nos orgulhar por nossa rebeldia, espírito revolucionário e sede por liberdade! No mesmo dia em que lembramos o mártir Tiradentes, também jogamos luz sobre nossos revolucionários de 1817 e sobre nosso mártir Frei Caneca, que esteve em duas revoluções no Estado de Pernambuco; na Revolução de 1817 e na Confederação do Equador, em 1824.
Liberdade, independência e desenvolvimento com justiça social, só mesmo com muito investimento em educação e com a valorização daquelas e daqueles que estão no chão da escola!
#SintepeNaLuta#DiaDeTiradentes#InconfidênciaMineira#CampanhaSalarialEducacional2023#PisoCarreiraJuntos