Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Heleno Araújo faz balanço das atividades da Semana Nacional da Educação Pública da CNTE

Por CNTE em 04 de maio de 2021

Entre os dias 26 abril e 1 de maio, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) organizou a 22ª Semana Nacional da Educação Pública. Diariamente, foram realizadas atividades de modo virtual, devido às condições de isolamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Heleno Araújo, presidente da CNTE, avaliou os debates como construtivos e esclarecedores. “Infelizmente, este é o segundo ano que realizamos nossas atividades de forma virtual, mas conseguimos dar visibilidade nas redes sociais de todas as nossas entidades filiadas e outras entidades do movimento sindical e social. Colocamos em debate a situação da escola pública e buscamos mais apoio”.

O presidente explica que, além dos temas recorrentes como a gestão democrática e o financiamento da educação pública, colocaram em discussão temas atuais que influenciam a categoria. “Este ano acrescentamos assuntos como a Reforma Administrativa, que visa acabar com o serviço público, e a educação domiciliar, que virou a principal pauta do governo Bolsonaro. Neste momento tão delicado, precisamos nos engajar cada vez mais nestas pautas. A escola pública é um espaço institucional da formação cidadã e socialização do povo brasileiro, por isso, não podemos deixar de lutar e promover diálogos com especialistas e sociedade para que esses projetos não sejam aprovados.

26/04: as entidades filiadas à Confederação realizaram atos simbólicos pelo Brasil em defesa e na promoção da educação básica pública. A CNTE também organizou uma live que teve como tema “Militarização Escolar e Reforma Administrativa”, que contou com a participação de Miriam Fábia Alves, Doutora Educação pela UFMG, Professora da UFG, e Max Leno de Almeida, Economista, assessor do DIESSE na subseção da CONDSEF/FENADSEF.

27/04: o segundo dia da programação discutiu a gestão financeira do Ensino Público. A CNTE promoveu tuitaço em defesa e promoção da educação pública, que teve ampla participação de movimentos sociais, entidades da educação e parlamentares da oposição. A hashtag #EssencialÉaVida chegou a alcançar a quinta posição nos assuntos mais falados do momento no Twitter. Nos estados, os sindicatos filiados realizaram debates com os secretários e secretárias Educação sobre a importância da educação básica pública e as dificuldades atuais.

A Confederação também preparou uma live e contou com a participação de Macaé Evaristo, vereadora em Belo Horizonte, ex-secretária municipal e estadual de educação de Minas Gerais e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC), extinta no governo Bolsonaro.

28/04: Como atividade do dia, a CNTE convidou a comunidade escolar, alunos, pais, mães, responsáveis pelos estudantes e conselheiros da Educação, a falarem o que pensam sobre: “A escola que temos e a Escola que queremos”. Para este debate, a CNTE também realizou uma live, mediada pelo Secretário de comunicação e imprensa da CNTE, Luiz Vieira, que contou com a participação de Marcelo Acácio, diretor de políticas institucionais da UBES; Emerson Araújo, professor e Coordenador Estadual da UNCME-Maranhão, e Aline Kerber, socióloga e presidente da Associação Mães e Pais pela Democracia.

29/04: para falar sobre “Reforma Administrativa e Homeschoolling”, a CNTE promoveu uma live com a participação do Deputado Federal Bacelar (PODEMOS-BA) e o Deputado Federal Rogério Correia (PT-MG). O evento foi mediado por Rosilene Corrêa, secretária de finanças da CNTE, e Gabriel Magno, secretário de assuntos jurídicos e legislativos da CNTE.

30/04: na sexta-feira, a Semana Nacional da Educação Pública foi finalizada com uma atividade em homenagem ao Patrono da Educação Brasileira Paulo Freire, com o tema a “Valorização Profissional e Promoção da Escola Pública. Na live, realizada pela CNTE, foram apresentados depoimentos de artistas e personalidades públicas que estudaram em uma Escola Pública. A transmissão contou com a participação especial do cantor Zeca Baleiro.

Todos os debates estão disponíveis, na íntegra, no nosso Canal do Youtube.

Compartilhar

Deixe um comentário