Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Funcionários de escola se reúnem em Plenária

Funcionários das escolas lotaram o auditório do Sintepe na manhã de sexta-feira (30), para participar da Plenária dos Administrativos. Na pauta estavam: a reforma do PCC, informes do Encontro Nacional e curso superior, tecnológico.
Representando a Secretaria de Educação estava Zélia Porto, a conhecida professora Marilene e a coordenadora estadual do Profuncionário, Jorgiane Araújo e o coordenador nacional do Departamento de Funcionários e diretor do Sintepe, João Alexandrino. O primeiro ponto a ser falado na Plenária foi o Encontro Nacional dos Funcionários de Escola, realizado de 22 a 24 de julho, no Paraná. Lá, os trabalhadores analisaram os grandes desafios educacionais que o Brasil tem até 2015/2020. “Os educadores acompanham de perto o desenvolvimento em virtude das metas a cumprir”, declarou João Alexandrino. Uma das metas é a qualidade da educação que precisa ser melhorada. Outro plano, é que o Brasil chegue em 2015 a ser a 5° potência e até 2020 apresentar melhoria nos índices e conseguir ser a 1° educação do mundo.
As conquistas dos funcionários estão atreladas a aprovação da Lei 12.014 (de autoria da senadora Fátima Cleide), “que precisa ser vivenciada na prática”, pontua Alexandrino. A reformulação do Plano de Cargos e Carreira foi o segundo assunto da Plenária. A ampliação de matrizes por dentro das grades existentes está sendo trabalhada. Para ser um auxiliar de serviço administrativo é necessário ter ensino fundamental. Agora, essa grade poderá ser ampliada e os funcionários das escolas poderão cursar ensino médio, técnico ou ainda, a graduação. Para o assistente educacional cuja escolaridade exigida é a média, existirá a ampliação de três matrizes, nível médio, graduação e pós-graduação.
Na última quinta-feira (29), o ministro da educação Fernando Haddad homologou as Diretrizes Básicas de Carreira para os funcionários. “Diante de tudo isso existe uma coerência interessante. Primeiro foi construído o Profuncionário, depois a 21° área para contemplar técnicos, em seguida a Lei 12.014, com a reforma da lei de Diretrizes e Bases e identificação do funcionário como educador”, orgulhou-se Alexandrino.
Em um tom emotivo, João Alexandrino ressalta “As conquistas estão se consolidando. Reconhecemos o interesse e todo esforço da CNTE, através da sua diretoria executiva e em especial do presidente Roberto Leão para continuar com o trabalho no departamento de funcionários”, finalizou. A próxima Plenária dos Administrativos está agendada para o dia 27 de agosto, no Sintepe.
É válido lembrar que novas turmas do Profuncionário vão ser abertas e os 1.254 funcionários recém contratados da educação poderão se inscrever. O Sintepe vai trabalhar o modelo de pré-inscrição. A entidade irá divulgar em breve, os documentos necessários para os candidatos efetuarem o cadastro.

Compartilhar

Deixe um comentário