Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Entidades e movimentos sociais presentes nas comemorações do Dia do Trabalhador

Eram quase 15h quando os primeiros trabalhadores começaram a chegar na Praça Maciel Pinheiro, centro do Recife, para participarem do ato público em homenagem ao Dia do Trabalhador.
Participação expressiva
Diversas entidades e movimentos sociais participaram da homenagem ao Dia do Trabalhador. A exemplo disso estiveram presentes o Sindgraf, Simpere, Sindiquímica,Sintrajuf,Sindsprev, Sindupe, Sindilimp, Simpro,Sinteepe, Sindsep, Sindacs, Sintepe, Seec, Sindurb. Além do Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE), União Nacional dos Estudantes (UNE), União dos Estudantes de Pernambuco (UESPE), Sindicato das Domésticas e o Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/PE), e as centrais sindicais CGTB, Força Sindical, UGT e Nova Central.
O Sintepe esteve presente no ato. A diretora da entidade, Simone Ferraz destaca “É um dia que marca a luta do Trabalhador. Denunciamos a redução de salários, a desvalorização do profissional, a falta de condição de trabalho e a formação continuada, que a gente não tem”. A sindicalista ainda é incisiva “O Sintepe está completando 20 anos e nunca passamos por uma situação dessa. Lutamos para continuar com o mesmo salário e que não reduza”.
De acordo com o presidente da CUT-PE, Sérgio Goiana, o objetivo da Central ao realizar eventos como este é mobilizar o Governo para transformar o Estado e futuramente o país. “Estamos reunidos em memória dos milhões de trabalhadores que já morreram lutando pelos seus direitos. Defendemos qualidade de vida e de trabalho para os trabalhadores da cidade e do campo”, disse.
O presidente ainda completou: “Este é um ato que a CUT defende porque acreditamos que é desta forma, com muita luta, que conseguiremos avançar nas nossas conquistas”.
O grupo teatral, TV Sindical também esteve presente fazendo de forma bastante humorada, um teatro falando das principais bandeiras de luta dos trabalhadores. O ato terminou com todos os presentes gritando e formando um único som: Central Única dos Trabalhadores e das trabalhadoras.
Depoimentos
A presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/PE), Margarida Maria dos Santos, pontuou “Com essa mobilização queremos unir o povo do Recife e chamar a atenção dos governantes para as bandeiras de lutas dos trabalhadores de Pernambuco.
Para o Secretário de Formação da CUT-PE, Fabiano Moura, este é um evento muito importante para que a luta dos trabalhadores seja ouvida. “Os trabalhadores precisam reivindicar os seus direitos junto à sociedade”, falou.
A secretária de e coordenadora do Simpere, Andrea batista frisou a luta dos trabalhadores que apesar de antiga ainda é a mesma. “Se nós pararmos para pensar os trabalhadores lutam há anos pelas mesmas coisas, e o pior, por conquistas que já são direitos deles”.
A secretária geral do Sindsep, Graça Oliveira relembrou a luta antiga da classe trabalhista. “Este é um momento de grande discussão, e mostra o quanto os trabalhadores estão engajados em suas lutas para alcançar seus objetivos”.
O ex-presidente da CUT-PE, Paulo Valença também compareceu ao evento para homenagear os trabalhadores e a Central da qual ele fez parte por tantos anos. “Para mim é uma honra participar de um evento como este. O trabalhador está em todos os núcleos e precisa ir à luta para avançar na estrutura do Estado”.
Fernando Nascimento, Deputado Federal já declarou ser favorável à PEC 231, que reduz a jornada de trabalho. “Sou favorável à redução da jornada de trabalho sem redução de salários, e estou junto à CUT para conquistar esta mudança”, ressaltou.
A presidente do Sintrajuf, Jackeline Albuquerque destacou a importância de levantar as bandeiras de luta para a sociedade. “Hoje a nossa grande luta é pela redução da jornada de trabalho, se não falarmos do que queremos a todos não conquistaremos nada”.
Por sua vez, o coordenador do MTC, Valmir Assis comentou a falta de motivos para comemorar a data. “Não temos muita coisa para comemorar no dia do trabalhador. Ainda precisamos alcançar muitas coisas”.
Assessoria de Imprensa da CUT-PE com informações de Anna Maria Salustiano

Compartilhar

Deixe um comentário