Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Entidades da educação entregam carta à candidato à presidência da Câmara

Diversas entidades da educação, dentre elas o Sintepe e a CNTE, entregaram uma carta ao candidato à presidência da Câmara dos Deputados Baleia Rossi (MDB), na manhã desta segunda-feira (25) com reivindicações dos movimentos. O Sintepe esteve presente com a presidenta Valéria Silva e a vice-presidenta Ivete Caetano. O encontro também contou com a presença do presidente da CNTE, Heleno Araújo.

Nesta terça-feira (26) será a vez da reunião com o outro candidato à presidência da Casa, o deputado Arthur Lira (PP-AL).

Na carta, as entidades solicitam compromisso do deputado com a rejeição de projetos que revogam direitos e garantias essenciais, entre eles o direito à educação, além de resguardar  as escolas públicas, universidades públicas e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que, segundo a carta, devem ser “objeto de defesa da sociedade”.

Dentre os vários itens da carta, ressalta-se a necessidade da defesa do Estado Democrático de Direito, das instituições republicanas, da autonomia e transparência dos órgãos de estado. As entidades alertam o deputado para a valorização da escola pública (da Educação Infantil à pós-graduação), das comunidades escolares e da gestão democrática, exigindo a imediata aprovação de políticas intersetoriais (saúde, educação, assistência social e direitos humanos), para garantir uma estratégia para o retorno seguro às aulas. As metas do PNE (Plano Nacional de Educação) também foram cobradas, além de pautas específicas da ciência, da pesquisa, contra os cortes orçamentários, os contingenciamentos, os bloqueios e outras pautas.

Participaram entidades e dezenas de sindicatos relacionadas no Fórum Nacional da Educação. Já no âmbito parlamentar, diversas frentes do Congresso Nacional estiveram presentes: Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação; Frente Parlamentar em Defesa do Plano Nacional de Educação; Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais; Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura; Frente Parlamentar Mista pela Educação no Campo; Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento à Violência nas Escolas.

Compartilhar

Deixe um comentário