A luta é em defesa da vida das mulheres, contra a fome, a carestia, a violência, o desemprego, pela saúde, pelos direitos sexuais e reprodutivos, em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da educação e dos serviços públicos gratuitos e de qualidade
Na próxima terça-feira (8), Dia Internacional das Mulheres, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e seus sindicatos filiados, estarão mobilizados em todo país pela aplicação dos 33,23% de atualização do piso salarial do magistério e na carreira das trabalhadoras em educação. Além de reivindicar a valorização das trabalhadoras em educação, o movimento também vai pedir o fim da violência contra as mulheres, do machismo, racismo e por “Bolsonaro Nunca Mais”.
>> Leia aqui o manifesto completo “Pela Vida das Mulheres, Bolsonaro Nunca Mais! Por um Brasil sem machismo, racismo e fome.
Ver mais:
CAMPANHA DOS 21 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Veja a seguir a lista de atos pelas mulheres que serão realizados no dia 8 de março (atualizado em 4/03 às 18h):
ALAGOAS
Em Maceió, o Sinteal vai participar do ato junto ao movimento feminista às 8h na Praça dos Martírios.
AMAPÁ
Em Macapá, o Sinsepeap vai promover dois atos: o primeiro no dia 7 de março, que é a Vigília pela vida das Mulheres na Praça das Bandeias, e o segundo, no dia 8 de março, às 8h, em defesa do/a servidor/a público/a, em frente ao Palácio do Setentrião.
CEARÁ
Em Fortaleza, o Sindiute vai promover ato pelas mulheres às 8h, no Paço Municipal – dia de luta por todas as pautas comuns das mulheres, por concurso público e carteira assinada para as professoras substitutas. A Apeoc vai participar do ato unificado Pela vida das Mulheres, Bolsonaro Nunca Mais na Praça dos Ferreira às 13h.
DISTRITO FEDERAL
Em Brasília, o Sinpro-DF vai participar do ato pela vida das mulheres – concentração a partir das 17h no Museu da República e marcha às 18h30 até o Congresso Nacional (Alameda das Bandeiras).
ESPÍRITO SANTO
Em Vitória, o Sindiupes vai participar do Dia De Luta das Mulheres às 14h30 na Praça Costa Pereira.
GOIÁS
Em Goiânia, o Sintego vai participar do ato unificado às 9h na Catedral de Goiânia.
MARANHÃO
Em São Luís, o Sindipemma vai promover a palestra “Democracia e protagonismo feminino”, com a historiadora Cláudia Garcez às 9h, no auditório do sindicato (Rua Direita, 128, Centro).
MATO GROSSO
Em Cuiabá, o SINTEP/MT vai realizar, no dia 5 de março, a plenária nas sedes da ADUFMAT: Cuiabá, Sinop e Barra do Garças, das 8h às 19h. No dia 8 de Março, vai participar do ato Pela vida das Mulheres às 8h na Praça Rachid Jaudy.
MATO GROSSO DO SUL
Em Campo Grande, a Fetems vai promover o Seminário do Dia Internacional da Mulher da FETEMS – Empodere a mulher que há em você! Seja uma mulher de luta! Das 8h às 17h e a noite cultural da mulher a partir das 19h. Veja aqui mais informações sobre os eventos.
PARANÁ
Em Curitiba, a APP-Sindicato vai participar no ato unificado “Pela vida das mulheres – Bolsonaro Nunca Mais” às 16h30 na Praça Santos Andrade.
PERNAMBUCO
Em Recife, o Sintepe vai participar do ato “Pela vida de todas as mulheres: abaixo o bolsonarismo” às 15h no Parque 13 de Maio.
PIAUÍ
Em Teresina, o Sinte-PI vai participar do Dia de Luta em defesa da Vida de Todas as Mulheres às 9h na Praça Rio Branco. O núcleo regional em Piripiri vai promover o ato “Respeito! Não à violência e ao assédio, às 16h, no Sinte Piripiri.
RIO GRANDE DO NORTE
Em Natal, o Sinte/RN vai participar da caminhada pela vida das mulheres às 14h30 com concentração na Praça Gentil Ferreira (Alecrim) e caminhada em direção à Praça 7 de Setembro (cidade alta).
RIO GRANDE DO SUL
Em Porto Alegre, o CPERS vai participar do ato unificado “Pela vida das mulheres – Bolsonaro Nunca Mais”, às 18h na Esquina Democrática. Em Santa Maria, o Sinprosm vai participar do ato unificado às 17h na Praça Saldanha Marinho.
SANTA CATARINA
O SINTE/SC vai participar da marcha 8M Elza com concentração a partir das 13h com tenda cultural, panfletagem e caminhada a partir das 18h
SÃO PAULO
Na capital paulista, a Apeoesp vai participar do ato unificado – concentração às 16h no vão livre do MASP (Av. Paulista) e caminhada às 18h até a Praça Roosevelt (Centro).
SERGIPE
Em Aracaju, o SINTESE vai promover um ato em frente a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC) às 8h.