Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Documentário “O Povo Pode?” será lançado em 4 de maio

De sexta economia do mundo o Brasil despencou para décima segunda. E descendo. Uma escadaria abaixo onde escorregamos com 14% da população economicamente ativa desempregada e 40 milhões de pessoas na miséria, num país vice-campeão mundial de mortes pela Covid. Diante desse triste cenário a pergunta é se apesar disso tudo “o povo pode?”. Essa é a questão que tenta responder o documentário dirigido por Max Alvim que reconstitui os tristes acontecimentos dos últimos seis anos que levaram o Brasil ao caos.

O filme é um grande refresco para a memória recente, hábil costura entre os fatos dos últimos seis anos através da ótica de personagens brasileiros deserdados, todos nordestinos em situação de dificuldade de sobrevivência ou de perseguição ou violência. É também uma sólida reflexão da narrativa da imprensa nos últimos seis anos construindo um rico mosaico das paixões que tomaram o Brasil.

No último dia 21 de março o documentário de Max Alvim teve uma sessão de pré-lançamento no Sindicato dos Urbanitário de Pernambuco. O lançamento nacional está marcado para o dia 4 de maio próximo. “O Povo Pode” mostra os bastidores da caravana do ex-presidente Lula no Nordeste, após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff de 2016.

“Um filme captado e inspirado no olhar do ex-presidente. A gente ao longo dos 20 dias da caravana foi buscando personagens, brasileiros e brasileiras, que pudessem identificar essa relação que o Lula tem com o povo”, esclarece o diretor.

Outro fator evidenciado no release do filme foi pandemia da Covid-19 que levou o Brasil ao ingrato posto de segundo país com o maior número de mortes da Covid-19 no mundo com mais 659 mil óbitos pela doença.

Diante das tribulações e instabilidades que assolam o país, o documentário retrata as dificuldades atuais vividas pelos brasileiros que precisa pagar quase dez reais no litro da gasolina e ter que pagar em média mais de R$ 700 reais no preço da cesta básica, fora aluguel e outras despensas e tentar sobreviver com um salário mínimo de R$ 1.210 e uma inflação acima de 10%.

Essa é a questão que tenta responder o documentário dirigido por Max Alvim que reconstitui os tristes acontecimentos dos últimos seis anos que levaram o Brasil ao caos. Um filme através de Lula que percorreu as 56 cidades do Nordeste brasileiro que a Caravana “Lula pelo Brasil” visitou em agosto de 2017.

Em breve o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe) também organizará uma exibição.

Compartilhar

Deixe um comentário