Discurso x Prática
Publicada nos jornais nos dias 15 e 16 de agosto
Os dois principais candidatos ao Governo de Pernambuco têm posturas semelhantes, quando o assunto é educação. Enquanto candidatos, educação é prioridade. Quando governantes, a história é outra.
A educação pública de boa qualidade, defendida pelo SINTEPE, passa necessariamente pela formação inicial e continuada de Professores e Funcionários Administrativos, bem como pela valorização salarial dos mesmos e pela infraestrutura adequada ao processo de ensino-aprendizagem. Esses elementos não são tratados no conjunto pelos Governos.
Quando muito, algum deles é atendido e utilizado com ênfase em campanhas publicitárias objetivando esconder os problemas crônicos da educação. Aos candidatos em campanha, avisamos que é com desconfiança que os Trabalhadores em Educação escutam as propostas para área educacional, pois, diz o ditado: “Gato escaldado tem medo de água fria”.
Na prática, estamos vivenciando o início das discussões no Grupo de Trabalho formado por representantes do Governo e do SINTEPE, visando à reformulação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). A reunião de instalação do referido grupo ocorreu no dia 27 de julho e a primeira reunião de trabalho aconteceu na última 3° feira, 10 de agosto. O debate está fluindo e um novo encontro ficou marcado para o próximo dia 24.
Por ocasião da reunião do Grupo de Trabalho que trata de reformulação do PCCV, aproveitamos e cobramos agilidade no caso das aposentadorias que estão emperradas.
SINDICALIZADOS
Trabalhadores em educação que se aposentaram antes de 2000 devem trazer ao Sintepe todos os contracheques de novembro de 1998 a maio de 2000, para efeitos de cálculo da devolução do IPSEP.
Agenda
Assembleia Assepe/Sassepe, no dia 19/08, às 9h, no auditório do Sintepe