Cotidiano de lutas
Coluna publicada nos dias 24 e 25 de agosto
A falta de um canal permanente de negociação entre o Governo e o SINTEPE fez acumular uma série de demandas surgidas no cotidiano profissional da nossa categoria. Depois de vários ofícios, contatos telefônicos e cobranças públicas através desse espaço semanal, finalmente uma reunião foi realizada e com o compromisso da Secretaria de Educação do Estado (SEE) de encontros mensais.
Na reunião da quarta-feira, 20, o SINTEPE apresentou uma série de questões, dentre as quais a dificuldade na liberação de licenças-prêmio. De acordo com o Secretário de Educação, o cronograma de licenças-prêmio definido nas escolas deve ser cumprido. A orientação do SINTEPE vai no sentido de que qualquer nova dificuldade para o gozo da licença, com o descumprimento do cronograma estabelecido, seja comunicado imediatamente ao Sindicato.
Outra questão levantada na reunião com o Secretário de Educação tratou do problema na locomoção dos trabalhadores em educação lotados na Escola Senador José Ermírio de Moraes, no Distrito de Botafogo, em Itapissuma. A empresa de transporte não aceita o cartão VEM. Para solucionar o caso, a Secretaria de Educação se comprometeu em manter contatos com a empresa de ônibus para viabilizar o vale-transporte de papel. Vamos acompanhar.
Ainda na reunião, tratamos dos professores da rede estadual lotados em escolas municipalizadas e que estão sendo prejudicados pelo impedimento legal de progredirem na carreira pelo critério de tempo de serviço, por estarem localizados em escolas fora do âmbito da Secretaria Estadual de Educação. A única saída para esta situação é a mudança na lei do Plano de Cargos e Carreiras (PCC), cuja discussão começou na quinta-feira, 21. Além dos problemas elencados, outros também foram discutidos na mesa de negociação específica. Vamos continuar tratando dos assuntos de interesse da categoria: documentos retidos na SEE, licenças-prêmio nas escolas de referência, liberação para cursos, carga horária dos professores para 2015, registro dos professores de Educação Física no CREF e também, mais esclarecimentos a respeito do BDE.
SINDICATO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS EM EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO
Fundado em 26 de março de 1990
SEDE PROVISÓRIA
Rua João Fernandes Vieira, 43 – Boa Vista Recife/PE | CEP 50050-215
SEDE PRÓPRIA EM REFORMA
Rua General José Semeão, 39 – Santo Amaro Recife/PE | CEP: 50050-120
Fones: (81) 2127.8866 / 2127.8876
SEDE PROVISÓRIA
Rua João Fernandes Vieira, 43 – Boa Vista Recife/PE | CEP 50050-215
SEDE PRÓPRIA EM REFORMA
Rua General José Semeão, 39 – Santo Amaro Recife/PE | CEP: 50050-120
Fones: (81) 2127.8866 / 2127.8876