A Constituição de 1988 assegura nos artigos 205 e 206 a educação como direito de todos, dever do Estado e da família. Pensando em aprofundar o debate em torno de um projeto de educação pública de qualidade para todos, que acabe as desigualdades e promova a etapa de desenvolvimento do país, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), realiza de 9 a 11 de outubro, em Brasília, a 7° Conferência Nacional de Educação.
Mais de 340 trabalhadores do Brasil todo vão debater sobre a valorização profissional, a implementação do piso salarial nacional, financiamento, a gestão democrática e avaliação educacional. O evento tem como objetivo consolidar a posição dos trabalhadores sobre a construção do Sistema Nacional Articulado de Educação (SNE) e o novo PNE. Os dois temas serão trabalhados na Conferência que o MEC vai realizar no próximo ano.
O Sintepe acredita que através de ações integradas e implementadas no país inteiro é possível elevar a qualidade de educação em todo o Brasil. O presidente da entidade e um dos participantes da Conferência, destaca “Estar presente em um evento como esse, reforça o compromisso que temos com a categoria. Sabemos da legitimidade da nossa luta e vamos continuar em busca de uma educação pública de qualidade”.