Concluído com o êxito o 8º Congresso
Publicado nos jornais nos dias 3 e 4 de abril
Do dia 30 de março a 2 de abril aconteceu no Cabo de Santo Agostinho, o 8º Congresso do Sintepe. O acontecimento marcou o aniversário de 21 anos de vida entidade.
Nos debates, várias das observações da categoria foram confirmadas, a exemplo da política de bônus.
Sempre colocamos que o bônus não contribui para a melhoria da educação pública, que ele introduz nas escolas a cobrança por uma produtividade industrial, como que os trabalhadores fossem máquinas e os estudantes insumos a serem trabnsformados.
Sempre afirmamos que a cobrança descabida estimularia uma competitividade que inicialmente levaria a uma gratificação e depois possibilitaria o adoecimento do trabalhador, bem como poderia mascarar índices. Além do que, tal gratificação não seria levada para a aposentadoria.
O painelista Antônio Lassance, pesquisador do Ipea, foi taxativo ao afirmar que a política de bônus não melhora a qualidade da educação. Para isso, citou os formuladores dessa política, que a introduziram nos Estados Unidos e hoje desaconselham a implantação da mesma.
Pois, o resultado dela não melhorou a educação daquele país, pelo contrário, e ainda estimulou a fabricação de índices para se conseguir o bônus.
Também em acordo com a nossa visão, a o painelista Luiz Dourado, professor da universidade Federal de Goiás e editor da revista Retratos da Escola, da CNTE, defendeu que para o Plano Nacional de Educação (PNE) devem haver os planos correspondentes nos estados e municípios, precisando os trabalhadores em educação participar, uma vez que existem muitos pontos em disputa, como a concepção de gestão democrática.
Também confirmou a nossa posição de que para o avanço da educação pública é necessário investir a formação inicial e continuada.
Concluiu afirmando que a construção da escola pública de qualidade passa por uma visão ampla de valorizaão, que envolve carreira e salários justos.
SINDICATO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS EM EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO
Fundado em 26 de março de 1990
SEDE PROVISÓRIA
Rua João Fernandes Vieira, 43 – Boa Vista Recife/PE | CEP 50050-215
SEDE PRÓPRIA EM REFORMA
Rua General José Semeão, 39 – Santo Amaro Recife/PE | CEP: 50050-120
Fones: (81) 2127.8866 / 2127.8876
SEDE PROVISÓRIA
Rua João Fernandes Vieira, 43 – Boa Vista Recife/PE | CEP 50050-215
SEDE PRÓPRIA EM REFORMA
Rua General José Semeão, 39 – Santo Amaro Recife/PE | CEP: 50050-120
Fones: (81) 2127.8866 / 2127.8876