Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Coluna: Nossa luta vai garantir o SASSEPE!

A Assembleia da ASSEPE e o protesto dos/as servidores/as estaduais de Pernambuco, mesmo antes de ocorrer, já gerou resultados em favor do SASSEPE. O governo se movimentou e convocou o Fórum dos Servidores Estaduais de Pernambuco para uma reunião logo após a Assembleia. Os servidores deliberaram também pela entrega de documento sobre toda a situação de calamidade que enfrenta o Sistema, com falta de insumos básicos para o funcionamento da Rede Própria e a suspensão do atendimento da Rede Credenciada.

Nesta reunião, o governo afirmou que em 2022 já havia liberado para o SASSEPE R$ 50 milhões extra, ou seja, além dos repasses dos recursos regulares (contribuição Servidores e Governo). Sobre estes “recursos extras”, solicitamos mais informações da parte do IRH, referentes a sua aplicação. O Governo também disse que novos recursos extras poderão ser liberados, a partir das informações solicitadas ao gestor imediato do Sistema que é o IRH.

Reafirmamos que a situação do SASSEPE só se resolve com repasses extras, para atacar o estoque da dívida com a Rede Credenciada, que gira em torno de 100 milhões de reais, além do reajuste na contribuição mensal da parte do governo, para sanar o déficit mensal, em torno de 10 milhões de reais.

A Rede Própria continua calamitosa. A Rede Credenciada continua com grande parte dos prestadores sem atender os/as beneficiários/as, alegando falta de pagamento.

O governo também afirmou que vai instalar o GT (Grupo de Trabalho) para discutir a reestruturação do SASSEPE. Este grupo será composto por representantes dos servidores e pelo governo.

Em nosso ato público em frente à Assembleia Legislativa, denunciamos todos os problemas ao presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros. Ele recebeu o documento, assim como outros deputados, e se comprometeu em conversar com o governador e com o secretário da Fazenda, para alertá-los da importância e da necessidade da sustentabilidade de nosso Sistema de Assistência à Saúde.

DENÚNCIA – PETROLINA
As consequências da falta de verbas para a Rede Própria do SASSEPE estão sendo vistas na Agência de Petrolina. Em decisão extrema, a gestão, atendendo ao apelo dos/as funcionários/as, se posicionou por fechar a unidade por total falta de condições de funcionamento e falta insumos básicos para o cotidiano como papel, copos, luvas, material de limpeza, impressora, etc. A Agência teve portas arrombadas por falta de segurança. Para manter o funcionamento, o Sintepe se prontificou a ajudar com os insumos básicos, para que os beneficiários/as não sejam prejudicados/as em suas consultas agendadas há 15 dias. A verdade é que o problema é mais profundo e o Governo do Estado precisa, definitivamente, resolver. A solução só virá com o aumento da contribuição mensal governamental e outras medidas urgentes.

ASSEMBLEIA – 10/05
A nova Assembleia da ASSEPE, conjunta com o Fórum dos Servidores do Estado, ocorrerá no próximo dia 10 de maio, online, para discutirmos a proposta do governo e as novas mobilizações da nossa luta em defesa da sustentabilidade do SASSEPE.

Compartilhar

Deixe um comentário