Esta coluna foi publicada nos principais jornais de Pernambuco, nos dias 4 e 5 de abril de 2021. Clique aqui e confira outras Colunas!
VIDAS EM RISCO
Em entrevista aos meios de imprensa, o Governo do Estado não conseguiu responder ao paradoxo de afirmar que em 19 de abril começaria a reabertura das atividades no ensino médio no momento mais grave da pandemia do coronavírus, com a morte de mais de 68 mil pessoas somente no mês de março. O que os fazem acreditar que abril será diferente em mortes e contágios?
Nesta mesma entrevista coletiva, os secretários também não responderam quando a imprensa solicitou dados transparentes sobre o número de contágios e mortes nas escolas públicas de Pernambuco. Como, portanto, afirmar que a escola é um lugar seguro se nem um número oficial temos para analisar?
O Sintepe quer analisar os mesmos dados, confrontá-los, debater publicamente com sua base, com cientistas, com juristas! Não aceitaremos de braços cruzados nossas vidas serem colocadas em risco por pressão de outros setores.
ASSEMBLEIA
No próximo dia 15 de abril realizaremos uma Assembleia Geral da categoria, às 15h, para debater a posição do governo de retorno das atividades presenciais no dia 19 de abril e a luta pela saúde e a vida. Nossa ação neste momento tem foco na vida de todos nós! Queremos estar vivos/as e saudáveis para exercer nossa função de educadores/as.
Até lá, continuaremos com nossa campanha nas redes sociais, nas ruas e praças, conscientizando a população de que atividades presenciais, neste momento da pandemia, é brincar com a vida das pessoas!
PAUTA FINANCEIRA
Enviamos nossa pauta financeira para o governo desde fevereiro. Além do estresse, do esforço em exercer nossas funções de forma remota, ainda lidamos com o congelamento de nossos salários, tanto pelo 0% criminoso do piso salarial nacional, quanto pela falta de compromisso do governo estadual em não atualizar nossos salários no ano passado! Vamos continuar cobrando o governo por valorização!
Públicada em 4 e 5 de abril de 2021 no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco.