Por CNTE
O prefeito do município de Criciúma (SC), Clésio Salvaro (PSDB), anunciou na quarta-feira passada (25) a demissão de um professor de artes da rede municipal de ensino. O motivo da exibição do clipe da música Etérea, do cantor Criolo, em sala de aula. A música possui contexto LGBTQIA +. A sigla representa o movimento político e social que defende a diversidade sexual e de gênero e a busca por mais representatividade e direitos para a comunidade.
Na ocasião, o prefeito se pronunciou nas redes sociais para dizer que o conteúdo do clipe tratava-se de “viadagem”. “Não permitimos, não toleramos, está demitido o profissional. Nas escolas do município, enquanto eu estiver aqui de plantão, isso não vai acontecer, esse tipo de atitude, essa ‘viadagem’ na sala de aula, nós não concordamos. E se os pais souberem de algo parecido que foi exposto para os seus filhos, por favor, entre em contato com o município ”, afirmou.
Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), como palavras usadas por políticos que chegaram ao poder no Brasil depõem contra eles mesmos. “O que não admitimos e tampouco toleramos, senhor prefeito, é a sua homofobia contra um profissional da educação que, em seu livre direito de usar, decidir discutir com sua turma um clipe do cantor Criolo, já informada e premiado em todo o mundo” , afirmou a Diretoria Executiva CNTE.
Saber Amar
A CNTE defende políticas públicas que valorizam os profissionais do setor e lutas que extrapolam como questões específicas da categoria, a partir de ações e debates sobre temas diversos, como LGBTQIA +.
Ao conviver com a realidade das crianças brasileiras, os profissionais da educação defendem a escola pública democrática e de qualidade e o protagonismo dos atores no ambiente escolar, em espaço de cidadania, ética e transformação social.
Nesse contexto, a CNTE possui uma campanha “Saber amar é saber respeitar”, em favor do combate à violência na escola. O objetivo é trabalhar valores que inspirem o espaço e as práticas escolares, de forma a favorecer a convivência, o respeito, a inclusão das diferenças, a paz e a solidariedade.