Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Categoria reclama da Perícia Médica

Categoria reclama da Perícia Médica
Na última sexta-feira (11), estiveram reunidos representantes da Perícia Médica do Estado e o Sintepe (Direção, Núcleos Regionais, Setores e Conselho Fiscal). A reunião foi um desdobramento de outro encontro, motivado por diversas queixas da nossa categoria, sobre dificuldades relativas a licenças médicas e readaptações (temporárias ou definitivas).

Durante a reunião, foram apresentadas muitas situações que estão presentes no dia dos trabalhadores em educação da rede estadual. Os problemas e consequentemente as insatisfações foram explicitadas por Diretores, Representantes dos Núcleos Regionais, por Setoriais e por Conselheiros Fiscais.

Alguns destes problemas reclamados à Perícia Médica, estão apresentados a seguir:

• Demora em reavaliar o servidor que está terminando uma licença médica, gerando inseguranças e incertezas para o futuro profissional e pessoal.
• Médicos/ peritos que se dirigem aos servidores de forma grosseira e agressiva.
• Precárias condições nos locais de trabalho, levando a muitos pedidos de licenças e readaptações, que não são tratados e nem encaminhados devidamente.
• O Estatuto do Servidor Público de 1968, antigo e descontextualizado.
• Dificuldades no deslocamento para quem mora no interior vir ao Recife e ser avaliado pela Perícia Médica.
• Longa espera entre o agendamento e o atendimento, fazendo com que muitos laudos percam a validade, havendo necessidade de uma nova consulta e consequentemente um novo laudo.
• 47% das readaptações em decorrência de distúrbios emocionais, devido a problemas no excesso da função e à má qualidade de vida.

Os representantes da Perícia Médica reconhecem dificuldades e se comprometeram em analisar e avaliar os casos apresentados, objetivando providências com vistas à melhoria dos serviços.

Ficou encaminhada uma nova reunião para a continuidade do debate em torno de Perícia Médica. Outra deliberação foi que a categoria deve comunicar por escrito as suas reclamações para o SINTEPE, a fim de ser tratado junto à Diretoria de Recursos Humanos da Perícia Médica.

Compartilhar

Deixe um comentário