Categoria participa massivamente das eleições
Nos dias 17 e 18 de novembro ocorreram as eleições no SINTEPE, para o triênio 2012/2014. Durante o processo eleitoral, os dois dias de votação aconteceram com o acompanhamento de um Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT). Todas as urnas fixas ou volantes estiveram sempre sob a guarda de 03 (três) Mesários, um de cada Chapa concorrente, a fim de assegurar ainda mais a lisura da eleição.
No pleito, foram eleitos os diretores estaduais, os representantes de setor, os coordenadores de núcleos regionais, os coordenadores de núcleos municipais e o conselho fiscal.
A apuração dos votos foi iniciada ao final da tarde do sábado (19), acompanhada inicialmente por um observador da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/PE. A Comissão Eleitoral, eleita em Assembleia da categoria, coordenou todo o processo e também a apuração dos votos, que só foi concluída por volta da meia-noite.
Votaram 8696 Trabalhadores em Educação, filiados ao SINTEPE. Do total de votos, 8343 foram válidos. A Chapa 1 foi eleita com 5808 votos (69,61%), a Chapa 2 obteve 1896 votos (22,73%) e a Chapa 3, 639 votos (7,66%). Às Chapas (direção estadual, representantes de setor, núcleos regionais, núcleos municipais e conselho fiscal) e aos/as companheiros/as que participaram do processo eleitoral, legitimando mais esse importante momento do nosso Sindicato, ficam os parabéns e a certeza de que a LUTA CONTINUA!
Piso: A CNTE denuncia
“Em decisão que contraria o processo de evolução do piso salarial profissional nacional do magistério (PSPN) e os fundamentos constitucionais de financiamento dessa política pública, a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 23 de novembro, parecer do Deputado José Guimarães (PT-CE), que estabelece o INPC/IBGE como único índice de reajuste anual do PSPN”, o que reduz o percentual de reajuste.
A CNTE alerta “que essa decisão da CFT/Câmara ocorre simultaneamente à pressão que o relator do PNE tem sofrido para não propor nenhum percentual de investimento do PIB na educação acima de 7%”. O debate continua na Câmara. A Confederação e os sindicatos filiados permanecem atentos e em processo de mobilização na defesa do Piso. Fique atento às atividades da CNTE/Sintepe.