Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Carta à Comunidade Escolar

Luta pela valorização profissional e por uma escola pública de qualidade

Você que está lendo essa carta deve saber da imensa importância que tem a Escola Pública na vida das pessoas e das comunidades. É na Escola Pública onde estudam mais de 70% das crianças e jovens brasileiros. Em Pernambuco não é diferente, mais de 500 mil estudantes (meio milhão) vão para as Escolas Públicas Estaduais todos os dias para estudarem, alimentarem-se e formarem-se cidadãos e cidadãs. 

Para ensinar, acompanhar e orientar esse verdadeiro batalhão de jovens ávidos por conhecimento, estão os Trabalhadores e as Trabalhadoras em Educação: professores/as, assistentes administrativos/as e analistas educacionais. 

Essa categoria está reivindicando um reajuste de 14,95% em todos os salários. Esses (14,95%) não surgiram do nada, é o Piso salarial dos/as Professores/as, definido por uma Lei Federal desde 2008. Mas o Governo do Estado não quer cumprir a valorização dos/as Trabalhadores/as da Educação. Por isso, precisamos da sua ajuda para convencer a Governadora a pagar o reajuste do Piso na Carreira da Educação!

Entenda quais são as nossas principais reivindicações e apoie a luta dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação!

Piso e carreira da educação

Exigimos que o Governo do Estado cumpra a Lei do Piso do Professor/a, mas também respeite a carreira da educação. Veja bem, o Governo Estadual quer pagar o Piso apenas para uma pequena parcela dos/as professores/as, deixando de fora os que ensinam há mais tempo e os/as aposentados/as! Tratar uma categoria com desigualdade é muita crueldade e não vamos aceitar! 

Gestão democrática

Queremos que as escolas sejam abertas para a participação da comunidade. Para isso, nada melhor do que organizar eleições para diretores/as das escolas. Isso vai fazer com que a comunidade se envolva nos problemas e apresente aos/às eleitos/as soluções para melhorar o ensino e a convivência na unidade escolar. Também queremos incentivo e apoio aos grêmios estudantis.

Educação Inclusiva

Precisamos com total urgência de mais profissionais concursados e preparados para atender estudantes com espectro autista, surdos (deficientes auditivos), cegos (deficientes visuais), surdocegos, com déficit intelectual, com múltiplas deficiências, com altas habilidades e superdotação. Vamos tratar bem e com o cuidado devido todos e todas. Para isso, precisamos de mais profissionais habilitados para tal! 

Merenda Escolar de qualidade

Saco vazio não para em pé! Minha gente, nada melhor para o desenvolvimento de nossas crianças e jovens que uma boa merenda escolar! Para isso é preciso ter investimento, rigor, fiscalização e empenho. Conte conosco para essa luta! Estudante feliz é um estudante bem alimentado!

Fardamento e kit escolar

Quando os/as estudantes recebem a farda da Escola Estadual de Pernambuco é sucesso na internet! Mas o Governo tem que levar mais a sério, não pode entregar atrasado, com baixa qualidade ou faltando itens. Estamos nessa luta para que a farda e o kit escolar cheguem às mãos dos/as estudantes no início das aulas.

Convocação e posse dos/as concursados/as

Governadora, os/as concursados/as se prepararam para ensinar e dar apoio à educação pernambucana. O Governo do Estado precisa convocar, já, o Cadastro de Reserva dos/as professores/as; convocar os/as analistas e administrativos/as e realizar concurso para educação inclusiva e para o Conservatório de Música. Convoca, já, Governadora!

Melhoria na estrutura das escolas

Quadra coberta, bibliotecas e laboratórios equipados, ar-condicionado nas salas de aula são direitos para a conquista de uma educação libertadora! Nós, Trabalhadores/as em Educação, estamos nessa luta e vamos exigir do Governo que toda Escola Estadual de Pernambuco tenha estrutura excelente e adequada para nossos jovens!

Segurança e paz nas escolas

“É na escola que se forma o cidadão”, já dizia a música de Leci Brandão! Estamos todos assustados com os casos de violência que ocorreram no Brasil e ocorrem no mundo. Para combater isso, nós que somos da Educação Pública temos muita experiência, mas precisamos de união e investimento público para evitar novas tragédias. Queremos mais apoio psicológico, campanhas de paz e combate ao bullying (é quando um estudante humilha outro) e atividades socioculturais são caminhos para evitarmos o pior. Estamos nessa luta!

Psicólogos e Assistentes Sociais em todas as escolas

Para dar apoio aos/às estudantes que estão em sofrimento psíquico, ou sofrendo abusos de qualquer natureza, ou até apresentando comportamentos violentos injustificados, defendemos que as escolas tenham psicólogos e Assistentes Sociais trabalhando permanentemente na unidade.

Abertura de escolas no turno da noite

O Estado de Pernambuco segue fechando centenas de turmas à noite. E o/a estudante trabalhador/a, não tem direito a educação?  Defendemos o respeito às leis que garantem o acesso e permanência na escola. Por isso defendemos a manutenção e a ampliação das turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e as turmas do ensino regular noturno. Hoje temos quase meio milhão (500 mil) de estudantes que estão fora da sala de aula, isso é um absurdo! 

Revogação da Antirreforma do Novo Ensino Médio

Essa tal “reforma” do ensino médio é uma balela que foi aprovada por aquele ex-presidente golpista, lembram? O tal do Michel Temer. Pois bem, ela tira o direito dos/as estudantes de ampliarem seus conhecimentos e NUNCA vai oferecer todos os itinerários educativos que prometem! É conversa fiada! O interesse é precarizar o ensino público para que o filho/a do trabalhador/a não entre na Universidade. Tem que revogar para fazermos um ensino médio que garanta educação de qualidade e um futuro para nossos jovens!

Reestruturação do Sassepe

Os servidores públicos têm um “plano de saúde” próprio deles. Eles pagam religiosamente todo mês sua mensalidade, mas o Estado de Pernambuco não investe o que deveria para garantir a prestação dos serviços. Tem gente morrendo por causa disso. Por isso defendemos a reestruturação do Sassepe e mais investimentos do Governo do Estado!

ACOMPANHE NOSSA LUTA!

Compartilhar

Deixe um comentário