Carnaval do Sintepe 2024 reúne mais de 4 mil com alegria e resistência

Tradição na sexta-feira de carnaval, o Sintepe colocou novamente o bloco na rua (literalmente) no último dia 9 de fevereiro! Nos últimos anos a festa está sendo realizada em frente à sede do Sindicato de forma fixa, com palco, grandes atrações e infraestrutura para atender à nossa categoria. O Sintepe em Folia proporcionou diversão para mais de quatro mil trabalhadores e trabalhadoras em educação, além de seus familiares e amigos que estiveram presentes. Com o tema “Orgulho de Ser Sintepe com Alegria e Resistência”, o evento animou o público reunido em frente à sede provisória, no bairro da Boa Vista, no Recife.

A Diretoria Estadual subiu ao palco para saudar os presentes e a presidente do Sintepe, Ivete Caetano, destacou a importância de celebrar a alegria e a resistência. “Eu sempre digo que a alegria é revolucionária. No Carnaval, em uma festa maravilhosa como esta em Pernambuco, vamos reverenciar a alegria e, com isso, reverenciar a resistência que nós, como classe trabalhadora, precisamos ter”, exaltou Ivete.

A senadora da República, Teresa Leitão, explicou como o carnaval é um importante canal de comunicação política. “O carnaval também é um canal de comunicação política com alegria, deboche e humor, mas transmitindo nossa mensagem. Isso é muito bom porque mantém o sindicato vivo, amigo da sua categoria, respeitando a manifestação cultural do Estado de Pernambuco”, analisou a senadora, que é fundadora do bloco e foi sua primeira porta-estandarte. “E este ano, esta camisa comunica algo que não podemos esquecer: Orgulho de Ser Sintepe, uma instituição criada e mantida livremente por todos nós”, disse Teresa referindo-se a camisa e ao tema da festa.

No carnaval do Sintepe, cada associado/a teve direito a tickets para consumo de bebidas, além da camisa oficial da festa, e aproveitou muita alegria com atrações incríveis.

Foto: Péricles Chagas/ Sintepe

Som do Carnaval pernambucano embalou a festa

Antecedendo o melhor e maior carnaval do mundo, as atrações do Sintepe em Folia animaram uma tarde inesquecível. O frevo, o caboclinho, o rock, o samba e o axé ficaram por conta da Orquestra Backstage, de Marron Brasileiro, do Bloco das Flores e do Patusco.

Abrindo a festa, a Orquestra Backstage misturou rock e frevo, resultando em muita alegria. Tocando frevos clássicos do carnaval de Pernambuco, a orquestra deu o pontapé inicial.

Com mais de 40 anos de carreira e considerado um dos principais nomes da música pernambucana, o cantor Marron Brasileiro foi uma das atrações mais aguardadas do evento, cantando sucessos como “É Tanto Amor”, “Galera do Brasil”, “Arrea Lenha” e outras canções consagradas em embalam carnavais nas últimas décadas.

Foto: Agência Mazella

O Bloco das Flores, primeiro bloco lírico de Pernambuco, nascido em 1920, no bairro de São José, deu a mística do tradicional frevo canção ou frevo lírico. O centenário bloco emocionou e animou, em uma celebração marcada pela alegria, criatividade e tradição, que preserva e valoriza a cultura carnavalesca de Pernambuco.

Encerrando a festa em grande estilo, o samba foi celebrado com a ‘Bateria Guerreira’ do Grupo Patusco, que tocou sucessos atemporais como “É hoje”, “Coisinha do pai” e “Chora”.

A festa ocorreu entre as 13h e às 20h, em um dia especial de muita alegria para aqueles que fazem a educação de Pernambuco acontecer e que reconhecem a importância da cultura para a sociedade.

Segurança reforçada

Toda a festa contou com um grande aparato de segurança, credenciado e vistoriado pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, com a presença de ambulância, equipe de bombeiros civis e equipe de limpeza. Nenhum incidente foi registrado e toda a festa transcorreu em paz e alegria.

Foto: Péricles Chagas/ Sintepe

O Carnaval do Sintepe 2024 foi organizado por uma comissão que reuniu os diretores do Sintepe das pastas da Secretaria Geral, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Políticas Sociais e Secretaria de Patrimônio, além da contribuição dos funcionários do sindicato.

Ano que vem tem mais!