Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Boletim da Gestão Democrática – Campanha Salarial Educacional 2024

O Sintepe há anos vem combatendo em seus meios de comunicação oficial, em suas assembleias, congressos e na grande imprensa o modelo gerencialista que se instalou nas escolas pernambucanas, em especial na Rede Estadual de Ensino. Esse modelo não dá vez e voz àqueles/as que defendem a escola democrática, laica, diversa, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada. Ao contrário, está baseado em uma gestão por resultados, em que estudantes são avaliados por provas externas cujo ranqueamento das escolas culpabiliza professores/as pelo desempenho esperado e pune as unidades escolares que não alcançam as metas do IDEB. Tais índices estão atrelados ao “sucesso” escolar e premiados pelo recebimento do Bônus de Desempenho Docente (BDE). Esse modelo gerencialista/empresarial que se instalou na Rede Estadual de Pernambuco afastou, ou porque não dizer, acabou com a gestão democrática que antes havia na rede com a participação da comunidade escolar na definição e na implementação de decisões pedagógicas, administrativas e financeiras, por meio de órgãos colegiados, e na eleição de diretor/a e vice-diretor/a da unidade escolar.

O Sintepe elaborou um Boletim sobre a Gestão Democrática para que os/as trabalhadores/as entendam a importância dessa pauta. Confira e Baixe o Boletim abaixo:

Compartilhar

Deixe um comentário