Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Aula atividade, essencial para a qualidade de ensino

Aula atividade, essencial para a qualidade de ensino
Coluna publicada nos jornais nos dias 3 e 4 de fevereiro
Os professores com mais tempo de serviço lembram, com certeza, das mobilizações, das lutas, das greves e das negociações que ao longo de nossa história, enquanto categoria profissional, tivemos que implementar para conquistarmos o direito às aulas atividades.
As aulas atividades sempre foram defendias pelos professores através de argumentos consistentes e convincentes. É fácil entender, e todo mundo vai concordar, que a aula ministrada por um professor não começa quando ele entra em sala de aula. E nem tão pouco, termina quando ele conclui a exposição da matéria, ou algo similar, dentro do espaço da sala de aula.

Enquanto os governantes não se convencerem totalmente da grande importância que as aulas atividades têm para o processo de ensino e de aprendizagem, vamos continuar numa queda de braços, na qual ninguém sai ganhando, muito menos a educação e por tabela os estudantes, que no final das contas são também os grandes prejudicados.

Falar em educação de qualidade significa, com absoluta certeza, compreender também que é urgente e inevitável acabar com as jornadas duplas e até triplas enfrentadas quase que cotidianamente por professores que, para compensarem os baixos salários e pela necessidade de melhorar a remuneração mensal, se submetem a cargas horárias extravagantes e até desumanas.

No retorno às atividades na sexta-feira, 01 de fevereiro, o assunto das aulas atividades foi discutido em muitas escolas. Apesar do Governo do Estado está dentro do que diz a Lei do Piso Salarial dos Professores, no tocante às aulas atividades, foi detectado pelo SINTEPE e pela categoria que houve retrocesso em relação ao ano passado. Por exemplo, o professor com carga horária de 200 horas aulas mensais estava, em 2012, com 24 aulas semanais em sala com os estudantes. Este ano, em vez de avançarmos, retrocedemos. O professor, em regência, agora terá 26 aulas. Assim, menos tempo para a formação continuada, para o planejamento, para a preparação das aulas, para as correções e para o preenchimento de diários de classe.
SINTEPE na folia
O Bloco Sintepe na Folia, que este ano recebe como tema: Acochando o Piso Sobe, sairá nas ruas no dia 8 de fevereiro. Os sócios poderão adquirir o KIT a partir das 10h, do dia 8, no sindicato, mediante apresentação do contracheque.

Compartilhar

Deixe um comentário