Audiência pública, em Catende, debate educação
Ação fez parte da programação da semana em defesa da educação.
A Câmara de Vereadores da cidade de Catende, na Mata Sul do Estado, serviu de cenário para um debate importante e que movimentou o município, a qualidade na educação pública. Na última quinta feira (26), trabalhadores em Educação, representante da Câmara Municipal de vereadores, representante da Secretaria de Educação Municipal e representante do Conselho Municipal do FUNDEB estiveram reunidos na Câmara para debater sobre a melhoria da qualidade de ensino, com ênfase na valorização profissional.
O evento fez parte das atividades da 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação promovida, em Pernambuco, pelo Sindicato dos trabalhadores em Educação (Sintepe). O objetivo foi debater em torno de questões fundamentais para os educadores como cumprimento da Lei do Piso, o Plano de Cargos e Carreira e a aprovação do Plano Nacional da Educação, destinando 10% do PIB para a Educação.
Participaram do encontro, os Diretores Jair e Aldamaris, que falaram sobre o tema: “A Educação Transforma: a realidade muda com Piso, Carreira e 10% do PIB para a Educação no PNE”. Já coordenadora do Núcleo Municipal, “Baiana”, explicou como estão se desenvolvendo as ações para implantação do PCC municipal.
O coordenador Geral da Mata Sul, Arantes Gomes, enfatizou que “é importante provocar o debate para sensibilizar a sociedade sobre as questões educacionais. Além disso, é preciso nos organizar para fortalecermos a mobilização”. Já o coordenador de Relações Municipais, Edvaldo Lima, questionou a ausência dos vereadores, numa demonstração de desrespeito e desinteresse pelos problemas da categoria.
Após as explanações, foram feitas intervenções, apresentando dificuldades e anseios da categoria como: adequação do PCC da categoria à Lei do Piso Nacional, cumprimento das aulas atividades, conforme a Lei Federal, pagamento do retroativo da diferença salarial em relação ao valor do Piso Nacional, etc.