Atuação do Sintepe garante turmas do estado na Escola Afrânio Godoy
Atuação do Sintepe garante turmas do estado na Escola Afrânio Godoy
Atuação do Sintepe garante turmas do estado na Escola Afrânio Godoy
Atuação do Sintepe garante turmas do estado na Escola Afrânio Godoy
Unidade de ensino, localizada no bairro da Imbiribeira, passa por processo de municipalização, mas vai continuar abrigando alunos da rede estadual de ensino.
Uma ação conjunta, envolvendo professores, moradores da comunidade da Vila da Imbiribeira (Zona sul do Recife), e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), vai garantir que alunos da rede estadual permaneçam matriculados na Escola Afrânio de Godoy. No entanto, até pouco tempo, essa permanência estava ameaçada, pois a unidade de ensino entrou em um processo de municipalização.
“Em dezembro, todos os professores foram notificados de que a escola passaria para a rede municipal. Isso nos deixou muito preocupados. Mas, devido à atuação do Sintepe, conseguimos garantir que o turno da noite continuasse recebendo alunos da rede estadual”, relata a docente Cristina Fernandes, professora da Escola Afrânio de Godoy há dois anos.
Com a mudança, ela e outros quatro professores, que já trabalhavam na escola, vão passar a dar aulas para as turmas dos programas Travessia e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Até o momento, mais de 150 estudantes já estão matriculados na unidade de ensino.
“Foi uma grande vitória para o Sindicato, pois garante que os estudantes e os trabalhadores que moram próximos à comunidade tenham fácil acesso à escola. Além disso, fica a prova de que lutar sempre vale a pena, pois até o começo do ano, muitos diziam que não havia a possibilidade do governo voltar atrás, e nós, com a ajuda da comunidade, conseguimos mudar isso”, comemora a vice-presidente do Sintepe, Antonieta Trindade.
A permanência dos alunos da rede estadual de ensino no turno da noite está garantida até o fim deste ano. No entanto, até lá, os moradores da comunidade Vila da Imbiribeira prometem realizar novas mobilizações na tentativa de que o estado construa uma nova escola de ensino médio na área.