Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Ato pressiona governo por mais convocações na educação estadual

O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) participou de um protesto em frente ao Palácio do Campo das Princesas para pressionar o governo a convocar os concursados que estão no cadastro de reserva para cargos de professores, analistas educacionais e assistentes administrativos da Secretaria de Educação do Estado. A mobilização contou com a presença da presidenta do Sindicato, Ivete Caetano. “Há uma falta de profissionais nas escolas. É um problema a falta deles, porque para o funcionamento adequado de uma escola, é preciso criar vínculos e isso é possível plenamente por meio do concurso público”, explicou a sindicalista.

O protesto ocorreu entre 9h e 12h, quando uma comissão composta por concursados e dirigentes do Sintepe foi atendida pela Secretaria da Casa Civil. Representaram o Sintepe a vice-presidente Cintia Sales e o diretor André Rigaud, além dos representantes dos concursados Tiago Henrique e Matheus Rodrigues. Durante o protesto, os concursados ​​cobraram agilidade na nomeação, destacando a longa espera para um concurso que foi realizado em 2022 e que expira este ano.

A Casa Civil se comprometeu a encaminhar a pauta para o secretário de Educação e para a governadora Raquel Lyra. 

“Escutaram e registraram pontualmente algumas das demandas. Estamos no caminho certo, com pressão política, mobilização nas redes sociais e nas ruas, além do diálogo com instituições como o Ministério Público e o Tribunal de Contas. O Sintepe sempre esteve nessa luta e a convocação dos concursados ​​faz parte das nossas reivindicações da Campanha Salarial Educacional 2025”, afirmou a vice-presidenta.

Compartilhar

Deixe um comentário