Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Astronomia vem conquistando espaço na EREM Vila Rica


O fundador do Núcleo de Astronomia e professor de Filosofia da Escola EREM Vila Rica, em Jaboatão dos Guararapes, Iron Mendes trabalha com fenômenos relacionados a Astronomia há três anos. Na semana mundial do espaço, que vai de 4 a 10 de outubro, o docente junto com os meninos realiza na próxima sexta-feira (9), mais uma observação do espaço.
O movimento dos planetas, as fotografias, as crateras da lua, o eclipse solar, sempre foram assuntos que interessaram ao professor Iron. Devido a esse gostar, por conta própria, o profissional adquiriu equipamentos que ajudam a visualização mais precisa dos corpos celestes. A paixão é tanta que a escola resolveu incentivar as atividades já desempenhadas adquirindo um telescópio. A riqueza do trabalho permite que uma vez por semana, os meninos estejam mais perto do que é falado em sala de aula e uma estrutura que conta com quatro telescópios foi montada na escola para que os jovens de 15 a 17 anos observassem as mudanças no espaço sideral, como por exemplo, no dia 27 de setembro em que dois fenômenos relacionados a lua aconteceram ao mesmo tempo, no que popularmente dicou conhecido como super lua.
Nesse dia, a lua estava 17% maior, portanto, mais próxima da terra, com 30% a mais de brilho, e ainda na fase da lua cheia. No dia do fenômeno, o professor Iron, antes de incentivar os meninos a analisarem a lua através dos equipamentos, fez uma exposição contando a natureza do eclipse. “Na astronomia trabalhamos com grau de imprevisbilidade que é o tempo. Se chover, faremos palestras sobre a galáxia”. Para o próximo dia 9, Iron garante que fará a observação do espaço lunar, além de fotografar as crateras, os mapas lunares identificarão os passos da próxima análise.

Compartilhar

Deixe um comentário