Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

As políticas educacionais e seus impactos na população

As políticas educacionais e seus impactos na população
As políticas educacionais implementadas pelos governantes, ao longo de décadas, não foram eficientes no sentido de assegurar uma escola pública de qualidade. Aqui em Pernambuco, em vez de políticas educacionais sérias, voltadas para a garantia das condições de oferta de um ensino de qualidade, foram, e ainda são, adotadas muitas propostas que, na prática, pouco ou quase nada acrescentaram à educação pública em nosso Estado. Em vez de verdadeiras políticas educacionais, foram impostos Programas e Projetos sem muita consistência e sem diálogo prévio com a nossa categoria profissional.

A educação pública em Pernambuco, de uma maneira geral, necessita muito mais do que uma campanha de mídia, informando que 1100 estudantes viajaram ou irão viajar ao exterior, bem menos de 1% da rede. O que dizer aos outros estudantes que permanecem em escolas, muitas das quais com carências diversas, inclusive falta de professor. O que dizer da falta de formação continuada para os professores (dentre os quais os de Inglês e também os de Espanhol).

As políticas educacionais e sociais equivocadas, aplicadas no passado e no presente, fizeram e continuam fazendo muito mal aos pernambucanos. Em pleno século XXI, temos 45,4% da população do nosso Estado com idade de 15 anos ou mais, ou seja 2.947.000 pessoas, em situação de analfabetismo ou de analfabetismo funcional. Temos 147.866 crianças e jovens, na faixa etária dos 10 aos 17 anos, envolvidos no trabalho infantil, quando deveriam estar na escola. E temos, ainda, uma baixa média de 6,2 anos de estudo para cidadãos com 25 anos ou mais de idade. Estes dados são “empurrados pelo Governo para debaixo do tapete” e quase nunca aparecem na grande imprensa, diferente das campanhas publicitárias que enaltecem ações governamentais muitas vezes não tão eficientes.

AGENDA

15/08 – ASSEMBLEIA AS-SEPE/SASSEPE, às 9h, no auditório do Sintepe.

17/08 – 4º Seminário de Formação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, das 14h às 17h, no auditório do Sintepe. Inscrições para as escolas que não participaram dos Seminários anteriores até o dia 15 de agosto.

Compartilhar

Deixe um comentário