Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Apenas escolas particulares de Pernambuco poderão voltar com aulas presenciais no dia 5 de abril

#SintepeNaImprensa
Por Margarida Azevedo do JC
Foto: Brenda Alcântara (JC Imagem)
Publicado em 31/03/2021 na Coluna Enem e Educação (Leia na íntegra clicando aqui)

Na rede estadual a volta será a partir de 19 de abril. As escolas das redes municipais poderão voltar a ter aulas presenciais a partir de 26 de abril, com definição de calendário de acordo com cada prefeitura

Somente as escolas da rede privada de Pernambuco poderão voltar às aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira (05). E mesmo assim, o retorno será dividido em duas etapas. A partir desta data poderão ir presencialmente alunos da educação infantil e das cinco séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).

“Não é possível reabrir nenhum local de trabalho durante um momento tão crítico dessa pandemia”

Na segunda-feira seguinte, dia 12 de abril, estarão liberados os estudantes das séries nais do fundamental (6º ao 9º ano) e todo o ensino médio. A rede privada de ensino, no Estado, tem cerca de 400 mil alunos, 2.400 escolas e 18 mil docentes, segundo o Sindicato as Escolas Particulares de Pernambuco (Sinepe).

Devido ao agravamento da pandemia de covid-19, as aulas presenciais para educação básica e ensino superior, público e privado, foram suspensas em 18 de março.

Rede estadual de ensino tem retorno previsto para meados de abril

Para as escolas da rede estadual, o retorno ao modelo presencial também será por etapas. No dia 19 de abril poderão voltar a educação infantil, as séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) e o 3º ano do ensino médio. Na semana seguinte, em 26 de abril.

Nas escolas das redes municipais o retorno está liberado a partir de 26 de abril. “Caberá a cada município decidir como será esse retorno, levando em consideração suas especicidades”, explicou o secretário estadual de educação, Marcelo Barros, durante coletiva online na tarde desta quarta-feira (31).

“Não é possível reabrir nenhum local de trabalho durante um momento tão crítico dessa pandemia. Pernambuco não é um estado isolado dos demais. A pandemia só vai diminuir quanto houver restrições rigorosas de circulação. Não é seguro nem sensato que as escolas voltem nem dia 5 de abril nem dia 19 de abril. Escola é lugar de vida. Nesta pandemia em descontrole a escola ainda não é um lugar seguro, mesmo com todos os protocolos”, afirma a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano.

Compartilhar

Deixe um comentário