Ano novo! Velhos problemas!
Coluna publicada nos jornais nos dias 12 e 13 de janeiro de 2014
O Governo Eduardo Campos vem se especializando em atormentar a vida dos professores e das escolas durante o período de férias coletivas. Neste mês de janeiro, por exemplo, em decorrência de municipalizações e de unidades escolares que se transformaram em “Escolas de Referência”, chegam ao SINTEPE denúncias de que professores não estão encontrando escolas para se localizarem e ministrarem as suas aulas no próximo ano letivo. Essa questão inclusive, já foi levantada pelo SINTEPE em reunião no ano passado com o Secretário de Educação, porém continuamos cobrando uma posição concreta do Governo de Pernambuco para solucionar o problema criado por ele mesmo.
Em Salgueiro, no Sertão Central, em plenas férias da categoria, uma Audiência Pública foi realizada pela Câmara de Vereadores, na última quinta-feira, 9, para discutir a municipalização. Trabalhadores em educação e estudantes estiveram presentes e participaram ativamente. O impasse continua, porém a saída parece ser adiar o processo de municipalizar escolas e discutir com calma e prudência o destino e a vida profissional de professores e funcionários, bem como o destino dos estudantes. O SINTEPE esteve presente e cobrou respeito aos profissionais e à comunidade escolar. Estamos atentos e no aguardo de novas movimentações.
Na Escola Cardeal Roncalle, em Vitória de Santo Antão, não haveria matrícula para o 6º ano do Ensino Fundamental. A comunidade escolar, mobilizada e apoiada pelo SINTEPE, conseguiu reverter o quadro e já conta, para 2014, com turmas do 6º ano nos turnos da manhã e da tarde. É mais uma prova de que a unidade dos segmentos que integram a escola consegue reverter adversidades.
O Governo do Estado confirmou negociações para este início de ano. A Mesa Geral que reúne a representação do conjunto dos servidores estaduais coordenados pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) para o dia 13 e a negociação específica com o SINTEPE para o dia 22. Os desdobramentos dessas reuniões serão apresentados à categoria na Assembleia Geral no dia 13 de fevereiro, às 9h, no Teatro Boa Vista, centro do Recife.