Alunos sem livros em escola pública do Paulista
Os professores da Escola Manoel Gonçalves, localizada no bairro de Maranguape I, Paulista, estão revoltados com a situação em que a unidade de ensino se encontra. Segundo eles, no início do ano letivo, a escola fazia parte da rede estadual de ensino, contudo, a partir de março, turmas da rede municipal começaram a ser inseridas na unidade escolar.
Até o fim do ano passado, no período da manhã eram ministradas aulas para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além de turmas de estudantes com necessidades especiais. O período noturno era reservado para os alunos do Ensino Médio. Com a mudança ocorrida durante este ano letivo, os alunos especiais foram relocados para o período da tarde. Nesse mesmo horário, são ministradas aulas para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que fazem parte da rede municipal.
Com essa municipalização, o prédio passou a ser administrado pela Prefeitura do Paulista, o que está causando transtornos para alunos do 7º ao 9º ano. A biblioteca da unidade foi trancada e não há informações sobre a localização da chave que abre a porta do espaço. Por conta disso, os alunos estão sem livros de disciplinas como português, matemática e ciências. Os professores da rede estadual, que continuam na escola, afirmam que vão seguir na unidade até o fim do ano. Em 2014, a escola deve ser completamente municipalizada, ou seja, os alunos dos ensinos fundamental II e médio precisarão procurar outras unidades para estudar.