Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Alunos da Escola Vila Rica aprendem astronomia com meios multimídia

Chamado de Céu de Jaboatão, projeto de Astronomia foi implantado em fevereiro deste ano, pelo professor de Filosofia Iron Mendes, da Escola de Referência Vila Rica, em Jaboatão dos Guararapes.
As aulas são ministradas nas quintas-feiras à noite e os alunos do ensino médio da Escola têm oportunidade de conhecer a astronomia. O projeto é desenvolvido com recursos computacionais e meios multimídia, com suporte didático do ambiente virtual de aprendizagem.

O professor Iron Mendes ressalta que a receptividade dos alunos é instigante e pontua “Conseguimos com o projeto interdisciplinaridade entre física, matemática, e iniciação científica. Os alunos veem crateras específicas da lua, planetas e alinhamentos”.

O educador, que também é astrônomo amador, utiliza um telescópio newtoniano 254mm XP da Orion com kit oculares para aumentos diversificados. O método encantou alunos e comunidade escolar. Mendes tem o apoio da equipe gestora na viabilização do projeto e os diretores garantiram que vão tentar recursos para que a ideia seja levada a outras instituições.
Entre os assuntos tratados na metodologia Céu de Jaboatão estão: utilização de software astronômico, elaboração e apresentação de seminários, utilização de telescópio na observação de astros, desenvolvimentos de oficina e pesquisa de campo.

Compartilhar

Deixe um comentário