Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

A greve é um instrumento da Classe Trabalhadora

O Sintepe participou na noite de ontem (29) do Seminário “O Judiciário e o Direito de Greve”, promovido pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE). O debate contou com a participação de dos deputados estaduais João Paulo (PT) e Dani Portela (Psol), advogados especialistas na questão trabalhista, membros de vários órgãos do Poder Judiciário e diretores do Sintepe, representados pela presidenta Ivete Caetano.

A presidenta do Sintepe defendeu o direito de greve de toda a classe trabalhadora como recurso final de pressão diante de imposições ou de falta de diálogo por parte de governos e setores patronais. Ela também denunciou que em Pernambuco as greves da educação, mesmo cumprindo estritamente todo o trâmite legal, é sempre declara ilegal com imposição de multas milionárias, desde 2015, ferindo o princípio democrático do direito à greve.

Muitos outros pontos de vista acerca do tema foram debatidos na noite, que contou com a presença advogados e estudantes de direitos interessados no tema. Membros do escritório Estevão e Pinheiro, que representam o Sintepe em diversas ações na Justiça, se fizeram presentes, além dos diretores do Sintepe Cíntia Sales, Jerônimo Adelino, Camila Silva, Marcia Silva, Vera Pessoa, Socorrinho Assunção, Ivaneide Silva e André Rigaud.

O evento foi realizado pela ESA-PE em conjunto com a Comissão de Direito Sindical da OAB, a Comissão de Direitos Humanos e a CAAPE.

Compartilhar

Deixe um comentário