Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

DIA DO/A SERVIDOR/A

No mês de outubro muitas comemorações foram dirigidas para quem atua no serviço público. Ao mesmo tempo, também foram empreendidas muitas lutas em defesa dos direitos dos/as servidores/as. Os sindicatos têm exercido papel importante nessas lutas que, por fim, são lutas pela garantia de direitos para a população brasileira.

LUTA PELO PCCV E PISO
O Sintepe tem alertado o Governo, de forma recorrente, que o aumento na arrecadação e nos repasses do Fundeb abriram alternativas para a valorização profissional de todos/as os/as trabalhadores/as em educação, professores/as, analistas e administrativos/as. É preciso urgentemente atualização salarial, com repercussão na carreira para toda a educação em Pernambuco. A pressão vai continuar e precisamos da participação de toda a base!

Demos passos importantes com a instituição, por Portaria, da Comissão Paritária entre Sindicato e Governo para discutir a reformulação de nosso PCCV. Nosso Plano de Cargos foi achatado nos últimos reajustes. O mais grave, não contemplou toda a categoria, onde a grande maioria amarga o congelamento de salários. Mas é urgente que a comissão de fato comece os trabalhos de debate e reformulação. Vamos continuar cobrando e apresentando os caminhos para a reformulação de nossa carreira, achatada por anos de descaso com a educação.

PEC DO CALOTE
Quando nos perguntam “por que o Sintepe fala tanto de pautas nacionais”, nós sempre explicamos que essas pautas, como a PEC 32 (reforma administrativa) ou a PEC 23 (Calote dos Precatórios), dizem respeito diretamente ao nosso cotidiano. A PEC 23, por exemplo, dentre outras coisas, quer promover um verdadeiro calote em cerca de R$ 4 bilhões que o Governo Federal deve ao Governo de Pernambuco por conta de um erro no repasse de recursos do antigo FUNDEF. Uma lei de 2020 prevê que 60% dos valores devem ser direcionados aos/às professores/as dos estados e municípios. Os outros 40%, para demais trabalhadores e para investimentos na educação. Portanto, lutar contra a PEC 23, a PEC do Calote dos Precatórios, é lutar por nossos direitos, aqui mesmo, em Pernambuco! Junte-se conosco!

Compartilhar

Deixe um comentário