O Sintepe esteve na Escola Professor Nelson Chaves na manhã desta terça-feira (18), logo depois que a deputada extremista Clarissa de Tércio publicou um vídeo calunioso nas redes sociais difamando professores/as e trabalhadores em educação da escola! O Sindicato foi representado pela vice-presidenta Ivete Caetano, pelo diretor Ivan Rui e pelo representante setorial de Camaragibe Thiago Costa.
A direção do Sintepe ouviu os/as trabalhadores em educação e a direção da escola e prestou solidariedade, se comprometendo a denunciar a deputada extremista no Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
O Sintepe ressalta que uma recomendação conjunta do Ministério Público Federal e do Ministério Público de Pernambuco, de 2018, proíbe “atuação ou sanção arbitrária em relação a professores, com fundamento que represente violação aos princípios constitucionais e demais normas que regem a educação nacional, em especial quanto à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber e ao pluralismo de ideias e de concepções ideológicas”. O MPF e o MPPE também exigem que o Estado tome as medidas cabíveis para que os docentes não sofram assédio moral em face ao exercer suas funções.
As instituições de fiscalização e defesa da cidadania lembram que, quaisquer que sejam os atores que atacarem esses direitos, como fez a deputada extremista, estão sujeitos a punições no âmbito da lei. O Sintepe manterá todos e todas informações das próximas ações.