O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE) emitiu uma nota de posicionamento se pronunciando contra o retorno das aulas presenciais em Pernambuco e a favor de medidas mais restritivas para conter a pandemia de Covid-19. Com 97% dos leitos de UTI ocupados em 05.05.2021 por pacientes que apresentam sintomas graves da doença e 558 óbitos registrados de 25/04 a 01/05, o CES-PE recomenda medidas imediatas.
O documento, seguindo a recomendação do Conselho Nacional de Saúde, destaca que as aulas presenciais devem ser suspensas até que haja vacinação em massa da população. “Que não sejam retomadas as aulas presenciais durante a pandemia, mesmo que haja fomento dos empresários da educação, até que ocorra a realização de vacinação em massa, com planejamento adequado e medidas efetivas para que as escolas tenham melhores condições de receber os estudantes e os trabalhadores”, enfatiza a nota.
O documento recomenda ainda que seja estabelecido um lockdown nacional de três semanas para conter o avanço da doença no Brasil, enquanto a vacinação segue a passos lentos. “Lockdown nacional de, pelo menos, 3 semanas (21 dias) para redução da circulação de pessoas com intuito de reduzir a transmissão e controlar a pandemia, conforme recomendação da Comunidade Científica”, recomenda o CES-PE.
Confira o documento na íntegra: