Setembro é o mês das jornadas latino-americanas de luta em defesa da educação pública livre, laica e emancipatória, contra a mercantilização e a privatização: em direção ao centenário do nascimento de Paulo Freire.
Chamada pela International Education for Latin America (IEAL) e pela Rede Latino-americana de Estudos sobre o Trabalho Docente (RED ESTRADO) em 2017, essa mobilização continental defende a memória de Paulo Freire, nosso patrono latino-americano da educação.
No centenário do nascimento de Paulo Freire em 2021, a América Latina se reunirá em Recife, Brasil, para lembrar e manter vivo o legado do Professor Freire.
Desde 2017, a Latin American Education International (IEAL) e a Rede Latino-americana de Estudos sobre o Trabalho do Professor (Red Estrado) realizam a Conferência Latino-americana em defesa da educação pública, laica, gratuita e emancipatória para o centenário de Paulo Freire.
Nesse sentido, o IEAL convida todos os seus afiliados da região a realizarem eventos, dias de reflexão e luta, bem como publicações nas redes sociais em memória do legado de Paulo Freire no âmbito destas Jornadas.
A iniciativa da IEAL e da Tinto Estrado insere-se na proximidade do próximo aniversário do seu nascimento, a 19 de setembro e tendo em vista o centenário de nascimento de Paulo Freire, a comemorar em 2021.
Para isso, a Education International disponibiliza os materiais da campanha nas redes sociais pelos 100 anos de Paulo Freire às suas entidades afiliadas para distribuição gratuita.
Os materiais são compostos por 13 imagens e 8 vídeos otimizados para Facebook e Instagram, mas podem ser usados da mesma forma no Twitter.
Tanto as imagens quanto os vídeos buscam resgatar as ideias do Maestro Paulo Freire em sua própria voz, por isso utilizamos citações textuais de livros e entrevistas.
Cooperação Internacional
As atividades relacionadas com a comemoração do aniversário de Paulo Freire e as atividades no âmbito do centenário do seu nascimento têm o apoio solidário das organizações Lärarförbundet (Suécia) e Utdanningsforbundet (Noruega), ambas filiadas à Education International.