Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Centenário Paulo Freire acontecerá em Recife, Pernambuco – Brasil

Setembro é o mês das jornadas latino-americanas de luta em defesa da educação pública livre, laica e emancipatória, contra a mercantilização e a privatização: em direção ao centenário do nascimento de Paulo Freire.

Chamada pela International Education for Latin America (IEAL) e pela Rede Latino-americana de Estudos sobre o Trabalho Docente (RED ESTRADO) em 2017, essa mobilização continental defende a memória de Paulo Freire, nosso patrono latino-americano da educação.

No centenário do nascimento de Paulo Freire em 2021, a América Latina se reunirá em Recife, Brasil, para lembrar e manter vivo o legado do Professor Freire.

Desde 2017, a Latin American Education International (IEAL) e a Rede Latino-americana de Estudos sobre o Trabalho do Professor (Red Estrado) realizam a Conferência Latino-americana em defesa da educação pública, laica, gratuita e emancipatória para o centenário de Paulo Freire. 

Nesse sentido, o IEAL convida todos os seus afiliados da região a realizarem eventos, dias de reflexão e luta, bem como publicações nas redes sociais em memória do legado de Paulo Freire no âmbito destas Jornadas.
A iniciativa da IEAL e da Tinto Estrado insere-se na proximidade do próximo aniversário do seu nascimento, a 19 de setembro e tendo em vista o centenário de nascimento de Paulo Freire, a comemorar em 2021.

Para isso, a Education International disponibiliza os materiais da campanha nas redes sociais pelos 100 anos de Paulo Freire às suas entidades afiliadas para distribuição gratuita.

Os materiais são compostos por 13 imagens e 8 vídeos otimizados para Facebook e Instagram, mas podem ser usados ​​da mesma forma no Twitter.

Tanto as imagens quanto os vídeos buscam resgatar as ideias do Maestro Paulo Freire em sua própria voz, por isso utilizamos citações textuais de livros e entrevistas.

Cooperação Internacional

As atividades relacionadas com a comemoração do aniversário de Paulo Freire e as atividades no âmbito do centenário do seu nascimento têm o apoio solidário das organizações Lärarförbundet (Suécia) e Utdanningsforbundet (Noruega), ambas filiadas à Education International.

Compartilhar

Deixe um comentário